Produzindo histórias não lineares: um incentivo à produção escrita e leitura, através do uso contextualizado da tecnologia

  • Elaine Silva Rocha Sobreira PMSBC
  • Maria Cristina Nunes PMSBC
  • Sandra Benedita Morassi PMSBC

Resumo


Este meta-artigo descreve o trabalho desenvolvido com alunos de uma escola pública municipal, partindo do objetivo do currículo do primeiro trimestre que pretendia estimular uma produção escrita de qualidade. Para isto, foi feito uso de recursos tecnológicos que tornassem viável a construção de uma história não linear ressignificando a capacidade de reconstrução de narrativas, com novas hipóteses de desenrolar do enredo e o favorecimento de uma relativa interatividade dada ao leitor que, por sua vez, pode optar por seguir diferentes caminhos no decorrer da história. Neste trabalho, a tecnologia mostrou-se como uma forte aliada na integração de seus recursos para o alcance dos objetivos educacionais de forma prazerosa e criativa.

Referências

MIRANDA, Leonardo Cunha de; HAYASHI, Elaine C. S.; ASSIS, Rosângela de; MARTINS, Maria Cecília; BARANAUSKAS, M. Cecília C. Laptop XO Dentro e Fora da Sala de Aula: Expressão, Diversão e Alfabetização. Publicado nos anais do XXII SBIE - XVII WIE. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/1976/1735>. Acesso em 10 de agosto de 2013.

PRENSKY, Marc. "Não me atrapalhe, mãe – Eu estou aprendendo!". São Paulo: Phorte, 2010.

VALENTE, J.A. A Inclusão das Tecnologias Digitais na Educação Infantil. In:Pátio – Educação Infantil, Ano 6, No. 18, p. 29-32, 2008.

VELLOSO, Maria Jacy Maia; MARINHO, Simão Pedro P. Letramento Digital via Web 2.0: uso do site Toondoo em sala de aula. Publicado nos anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/1970/1729>. Acesso em: 10 de agosto de 2013.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
SOBREIRA, Elaine Silva Rocha; NUNES, Maria Cristina; MORASSI, Sandra Benedita. Produzindo histórias não lineares: um incentivo à produção escrita e leitura, através do uso contextualizado da tecnologia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 160-168. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.160.