Proposta de Atividades para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental

  • Daiane Andrade UFPel
  • Tainã Carvalho UFPel
  • Jayne Silveira UFPel
  • Simone Cavalheiro UFPel
  • Luciana Foss UFPel
  • Ana Marilza Fleischmann UFPel
  • Marilton Aguiar UFPel
  • Renata Reiser UFPel

Resumo


Pensamento computacional e o processo de pensamento envolvido na formulacão de problemas e das suas solucões, tendo como base os fundamentos da Ciencia da Computação. Este artigo propõe um conjunto de atividades para alunos do ensino fundamental, as quais abordam, de forma ludica, nove conceitos da Computação considerados fundamentais para o desenvolvimento do pensamento computacional nas escolas.

Referências

Barr, V. and Stephenson, C. (2011). Bringing computational thinking to k-12: what is involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, 2(1):48–54.

Bell, T., Witten, I. H., and Fellows, M. F. (2010). Computer Science Unplugged.

Bundy, A. (2007). Computational thinking is pervasive. Journal of Scientic and Practical Computing, 1:67–69.

Carnegie Mellon (2013). Center for Computational Thinking. http://www.cs.cmu.edu/˜CompThink/. Acesso: maio/2013.

CSTA, ISTE, and NSF (2010). Computational thinking leadership toolkit. http://www.csta.acm.org/Curriculum/sub/CompThinking.html. Acesso: agosto/2013.

Denning, P. J. (2009). The profession of it: Beyond computational thinking. Commun. ACM, 52(6):28–30.

Estrela (1986). Cara a cara. http://www.estrela.com.br/cara-a-cara. Acesso: agosto/2013.

França, R. S., Silva, W. C., and Amaral, C. J. H. (2012). Ensino de ciência da computação na educação básica: Experiências, desaos e possibilidades. In Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Google (2013). Exploring computational thinking. http://www.google.com/edu/computational-thinking/. Acesso: maio/2013.

Hambrusch, S., Hoffmann, C., Korb, J. T., Haugan, M., and Hosking, A. L. (2009). A multidisciplinary approach towards computational thinking for science majors. In Proc. 40th Tech. Symp. on Comp. Sci. Education, pages 183–187, New York, USA. ACM.

ISTE (2013). Operational denition of computational thinking. http://www.iste.org/learn/computational-thinking/ct-operational-denition. Acesso: maio/2013.

Kafura, D. and Tatar, D. (2011). Initial experience with a computational thinking course for computer science students. In Proc. 42nd Technical Symposium on Computer Science Education, pages 251–256, New York, USA. ACM.

Lee, I. et al. (2011). Computational thinking for youth in practice. ACM Inroads, 2(1):32–37.

Lu, J. J. and Fletcher, G. H. (2009). Thinking about computational thinking. In Proc. 40th Technical Symp. on Comp. Sci. Education, pages 260–264, New York, USA. ACM.

Nunes, D. J. (2011). Ciência da computação na educação básica. http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79207. Acesso: maio/2013.

Papert, S. (1980). Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. Basic Books, Inc., New York, NY, USA.

PUC-Rio (2013). Scalable Game Design Brasil. http://www.serg.inf.puc-rio.br/wiki/index.php. Acesso: agosto/2013.

Repenning, A., Webb, D., and Ioannidou, A. (2010). Scalable game design and the development of a checklist for getting computational thinking into public schools. In Proc. 41st Tech. Symp. on Comp. Sci. Education, pages 265–269, New York, USA. ACM.

Scaico, P. D. et al. (2012). Um relato de experiências de estagiários da licenciatura em computação com o ensino de computação para crianças. RENOTE Revista Novas Tecnologias na Educação, 10(3).

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM, 49(3):33–35.

Wing, J. M. (2011). Research notebook: Computational thinking What and Why? The Link. Spring, 2011.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
ANDRADE, Daiane; CARVALHO, Tainã; SILVEIRA, Jayne; CAVALHEIRO, Simone; FOSS, Luciana; FLEISCHMANN, Ana Marilza; AGUIAR, Marilton; REISER, Renata. Proposta de Atividades para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 169-178. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.169.