Reestruturação do Curso de Formação em Conselhos Escolares no AVA Moodle por meio do Design Instrucional

  • Eliana A. M. Leite Universidade Federal do Ceará
  • Gilvandenys L. Sales Instituto Federal do Ceará
  • Herbert V. Lima Universidade Federal do Ceará
  • Eveline P. S. Aguiar Instituto Federal do Ceará

Resumo


Apresenta-se a reestruturação de um curso em EaD online, por meio de uma Matriz de Design Instrucional (Matriz DI), aplicado ao Curso de Formação em Conselhos Escolares oferecido e apoiado pelo Ministério da Educação (MEC) no âmbito da Secretaria de Educação Básica (SEB). A metodologia envolveu fóruns de discussão estruturados com tema gerador e questionamentos norteadores e quizzes planejados para fazer valer uma avaliação assistida com seus feedbacks reguladores. Empregou-se como ferramenta de avaliação o Modelo Learning Vectors (Modelo LV). Os resultados revelam uma redução da evasão e menor sobrecarga de trabalho dos tutores tendo em vista que as turmas eram numerosas.

Referências

FILATRO, A. Design instrucional: educação e tecnologia. 2ª ed. São Paulo: Editora Senac, 2007. 215 p.

FEUERSTEIN R.; KLEIN, P. S.; TANNENBAUM A. J. (1994). Mediated learning experience (MLE): Theoretical, Psychosocial And Learning Implications. London: Freund.

_____Teoria de la Modificabilidad Cognitiva Estructural (1997). In: Es modificable la inteligencia? Madrid: Editora Bruno.

LEITE, E. A. M., SALES, G. L., SOUSA, L. L. R. de, Joye, C. R. Avaliação Assistida, Feedbacks e Questionários do Moodle. In: Workshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais. 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais... São Paulo, SBC, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Coleção magistério – 2º grau.

SALES, G. L. (2010). Learning Vectors (LV): um modelo de avaliação da aprendizagem em EaD online aplicando métricas não-lineares. Tese Doutorado. Departamento de Engenharia de Teleinformática. Universidade Federal do Ceará. 2010. 239f.

_____ e Soares, J. M. (2007). Learning Vectors: Um Instrumento de Avaliação Online Como Suporte a Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: Workshop sobre Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem em Ambientes Virtuais. Anais... São Paulo.

_____ e Soares, J. M. (2012). Learning Vectors (LV): Um Modelo de Avaliação Processual com Mensuração Não-Linear da Aprendizagem em EaD online. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 20, Número 1.

VASCONCELLOS C. dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo, Libertad, 2000.

VASCONCELLOS, F. H. L., SOARES, S. P. L., MARTINS, C. A., AGUIAR, C. M. S. (Organizadores). Conselho Escolar: processos, mobilização, formação e tecnologia. Editora da Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, Ceará, 2013.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
LEITE, Eliana A. M.; SALES, Gilvandenys L.; LIMA, Herbert V.; AGUIAR, Eveline P. S.. Reestruturação do Curso de Formação em Conselhos Escolares no AVA Moodle por meio do Design Instrucional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 189-198. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.189.