Um Projeto de Investigação usando o Laptop UCA na Escola: o andar do Tuiuiú
Resumo
Esse trabalho relata uma experiência de aprendizagem por investigação com alunos do 2° ano sobre o andar do Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal. O trabalho fazia parte do projeto de pesquisa, Aprendizagem Baseada na Investigação, desenvolvido pelo NIED-UNICAMP. Utilizando a metodologia de pesquisa-ação, as pesquisadoras trabalharam, junto com a professora da classe, para desenvolver os passos de uma investigação científica. Foram utilizados laptops do projeto Um Computador por Aluno, materiais concretos e várias formas de registro. Entretanto, os alunos não conseguiram responder à pergunta definida por eles: "Por que as pernas do Tuiuiú dobram para trás e não para frente quando ele anda?"
Referências
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. (1997). "Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais – Anos Iniciais". Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF.
Lawson, R. (2007). Anatomy and physiology of animals Birds skeleton. Disponível em [link]. Acesso em ago. 2013.
Magalhães, D. (2009). Tuiuiú. Disponível em <http://davincigallery.net/art/t-14191>. Acesso em ago. 2013.
Papert, S. (1980). "Mindstorms. Children, Computers and Powerful Ideas". New York: Basic Books. Versão em português: Papert, S.M. (1985). Logo: Computadores e Educação. SP, Brasiliense.
Thiollent, M. (2004). "Metodologia da Pesquisa-ação". São Paulo: Cortez, 13ª ed.