Explorando as TIC na formação inicial de professores de Educação Física: uma experiência com danças folclóricas

  • Irlla Karla dos Santos Diniz UNESP
  • Suraya Cristina Darido UNESP

Resumo


O objetivo do presente estudo foi analisar algumas possibilidades didáticas com a utilização das TIC no ensino das danças folclóricas durante a formação inicial de professores de Educação Física. De modo específico, foi selecionado o xaxado uma vez que este conteúdo é proposto pelo Currículo de Educação Física vigente no Estado de São Paulo. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa descritiva pontuando-se aspectos considerados relevantes. Os participantes do estudo avaliaram como importante explorar as TIC durante o processo formativo, visto que estas estratégias podem facilitar a transposição didática dos conhecimentos para a prática pedagógica, corroborando com novas formas de compreender os conteúdos da área.

Referências

Abranches, S. P. (2003). Modernidade e formação de professores: a prática dos multiplicadores dos núcleos de tecnologias educacional do Nordeste e a informática na educação. (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação de São Paulo – Universidade de São Paulo, São Paulo.

Amaral, M. A. et. al. (2009). Trabalho com Alunos Multiplicadores para Aplicação de Objetos de Aprendizagem no Ensino Curricular. In: Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Belém-PA, Brasil.

Belloni, M. L. (2005). O que é mídia-educação. Campinas: Autores associados. 2º edição.

Bernardi, M., Behar, P. A. (2004). A introdução das TIC na formação de professores: um estudo no curso de Pedagogia. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) – UFAM, p. 525-583.

Betti, M. (2006). Imagens em ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em programas de educação física do ensino fundamental e médio. Revista Movimento, Porto Alegre, p. 95-120.

Betti, M. (2001). Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar. Motriz, Rio Claro, p.125-129.

Bianchi, P; Hatje, M. (2007). A formação profissional em Educação Física permeada pelas tecnologias de informação e comunicação no centro de Educação Física e desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Pensar a Prática, p. 291-306.

Bianchi, P. (2009). Relato de experiência em mídia-educação (física) com professores da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. In Pires, G. e Dorenski, S. (Orgs). Pesquisa em educação física e mídia: contribuições do Labomídia/ UFSC. Florianópolis: Tribo da Ilha.

Bianchi, P e Pires, G. L. (2010). Possibilidades para o ensino-aprendizagem com Tics na Educação Física escolar: uma experiência com blogs. Cadernos de Formação RBCE, p. 45-55.

Bianchi, P, Pires, G. L. e Vanzin, T. (2008). As Tecnologias de Informação e Comunicação na rede municipal de ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física). Revista Linhas, p. 56 – 75.

Bonini, A. M. (2009). Ensino de Geografia: Utilização de Recursos Computacionais (Google Earth) no Ensino Médio. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

Borges, M. F. V. (2008). Inserção da Informática no Ambiente Escolar: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino. In: XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Workshop de Informática na Escola (WIE).

Brasil. (2000). Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica.

Simonian, M., Brito, G. S. (2009). Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem: elementos reveladores da experiência de professores da educação básica. In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE).

Coll, C., Pozo, J. I., Sarabia, B. e Valls, E. (2000). Os conteúdos na reforma. Porto Alegre: Artmed.

Darido, S. C. (2003). Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Darido, S. C. e Souza Júnior, O. M. (2007). Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas: Papirus.

Darido, S. C. e Rangel, I. C. A. (2005). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Demo, P. (2008). TICs e Educação. Disponível em: <http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/tics.html>. Acesso em: 25 set. 2011.

Forquin, J. C. (1993). Currículo e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas.

Lüdke, M. e André, M. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Maanen, V. J. (1979). Reclaiming qualitative methods for organizational research: a preface. In: Administrative Quaterly Science, p. 520-526.

Masetto, M. T. (2006). Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran, J. M., Masetto, M. T. e Behrens, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 12º edição, Campinas: Papirus, p. 133-173.

Mendes, D. S. (2008). Articulações Entre Lazer e Mídia na Educação Física Escolar. Motrivivência, p. 241-250.

Mendes, D. S. (2007). Formação continuada de professores de educação física, pesquisa-ação e mídia-educação: relato de uma experiência em andamento. In: XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Recife, PE.

Prenski, M. (2001). Digital Game-Based Learning. New York: McGraw-Hill.

Sancho, J. M. (2006). De tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos. In: Sancho, J. M. e Hernadéz, F. Tecnologias para transformar a educação. Tradução V. Campos. Porto Alegre: Artmed, p. 15-41.

São Paulo. (2010). Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP). Currículo do Estado de São Paulo. Revista do Professor. São Paulo: IMESP.

Toledo, E. (2011). O folclore na escola: um esquecido, porém precioso, conteúdo da Educação Física. In: Moreira, E. C.; Pereira, R. S. Educação Física escolar: desafios e propostas 2. 2º edição. São Paulo: Fontoura, p. 65-92.

Vilarinho, L. R. G e Sande I. C. (2003). Formação continuada de professores em cursos on-line: novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem? In: XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) – NCE – IM/UFRJ.
Publicado
25/11/2013
DINIZ, Irlla Karla dos Santos; DARIDO, Suraya Cristina. Explorando as TIC na formação inicial de professores de Educação Física: uma experiência com danças folclóricas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 240-249. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.240.