Explorando o SuperLogo na formação inicial de professores de matemática por meio da construção de pavimentações do plano: aprendendo com a sua criatividade

  • Dais Capucho Afini UNIFAL
  • José Carlos de Souza Júnior UNIFAL
  • Andréa Cardoso UNIFAL

Resumo


Este trabalho descreve uma intervenção pedagógica aplicada aos professores em formação do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alfenas que aborda conteúdos geométricos através do programa computacional SuperLogo. Além de analisar os resultados obtidos dessa intervenção e verificar se há o incentivo ao uso de recursos computacionais por parte dos docentes do curso.

Referências

Afini, D. C. (2013) "Mosaicos, pavimentações do plano e o ensino da geometria", In: Anais do 11° Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM 2013), Curitiba-PR.

Almeida, M. E. B. (2000) "Proinfo: Informática e Formação de Professores", In Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed.

Barth, G. M. P. (2006) "Arte e matemática, subsídios para uma discussão interdisciplinar por meio das obras de M. C. Escher", Dissertação de mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná,133 f.

Bernini, D. S. D. (2010) "Formação de professores com e para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação", In: Anais do 16° Worshop de Informática na Escola IE (WIE 2010), Belo Horizonte-MG.

D'Ambrosio, B. S. (2008) "A evolução da resolução de problemas no currículo matemático". In: Anais Seminário em Resolução de Problemas, I., (I SERP), 2008, Rio Claro. Rio Claro-SP: UNESP.

Fino, C. M. N. (2000) "Novas tecnologias, cognição e cultura: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico", Tese de doutorado do Curso de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 435 f.

Gregio, B. M. A. (2005) "O uso das TICs e a formação inicial e continuada de professores do Ensino Fundamental da escola pública estadual de Campo Grande/MS: Uma realidade a ser construída", Dissertação de mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco UCDB, 339 f.

Rosa, A. P. H. (2004) "Um estudo sobre o uso do software Superlogo na organização do pensamento matemático", Dissertação de mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 291 f.

Santos, M. R. (2006) "Pavimentações do plano: um estudo com professores de matemática e arte", Dissertação de mestrado do Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 177 f.

Valente, J. A. (1999) "Formação de Professores: diferentes abordagens pedagógicas", In Valente, J. A. (org). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED/UNICAMP.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
AFINI, Dais Capucho; SOUZA JÚNIOR, José Carlos de; CARDOSO, Andréa. Explorando o SuperLogo na formação inicial de professores de matemática por meio da construção de pavimentações do plano: aprendendo com a sua criatividade. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 250-259. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.250.