O Cenário do Uso das Tecnologias na Escola do Século XXI

  • Vanessa C. Marinho Colégio Pedro II

Resumo


A preocupação deste artigo concentra-se na demanda do perfil profissional do professor, que tem a responsabilidade de contribuir na formação de cidadãos atentos às transformações do mundo, ensinando-os a serem aprendizes permanentes. As tecnologias da informação – TI deram um tratamento plural à informação, veiculando-a de forma dinâmica para servir a variados fins, inclusive à educação. Entretanto, apesar do investimento para dotar as escolas de computadores e demais aparatos tecnológicos, a prática didática continua formatada em metodologias antiquadas, distante da realidade da geração nascida na era da cibercultura.

Referências

ALTET, M. "As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar". In: Perrenoud, P., Paquay, L., Altet, M. E Charlier, E. (orgs.). Formando professores profissionais. Quais estratégias?Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001, p.23-35.

ANDRADE, Pedro Ferreira. Modelo Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em: http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie96/43.html. Acesso em 15/07/2013.

AREA, M. in SANCHO, J.M.; HERNÁNDEZ, F.(orgs). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

CAMPOS, F. C. A.; CAMPOS, G. H. B.; ROCHA, A. R. C. Tradicionalismo x Inovação: a informática educativa nas escolas brasileiras. In Anais do V Workshop de Informática na Escola, pp. 613-625. PUC-Rio, RJ, 19-21de julho de 1999.

CARRETERO, M. e LIMÒN, M. Problemas atuais do construtivismo: da teoria à prática. In: RODRIGO, M.J. e ARNAY, J (orgs). Conhecimento Cotidiano, escolar e científico: representação e mudança. São Paulo: Editora Ática, 1998.

CASTELLS, M. A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, vol. 3, São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CATASÚS, M. G. Multimèdia i comunicació a la Universidade Oberta de Catalanya. Catalunya: UOC. 1996.

COLL, C. Psicologia e Currículo – uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo: Editora Ática, 1998.

DEVAL, J. "Teses sobre o Construtivismo". In: RODRIGO, M.J. e ARNAY, J (orgs). Conhecimento Cotidiano, escolar e científico: representação e mudança. São Paulo: Editora Ática, 1998.

JORNAL DA CIÊNCIA (JC E-Mail). MEC anuncia projetos para formação de docente. Notícias de C&T No. 1675 Serviço da SBPC. 28/novembro/2000

MASI, D. de. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante. 2000.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica, em curso de nível superior. Brasília: MEC. Maio de 2000.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: bases legais/MEC. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

MORAES, M. C. (1997). Informática Educativa no Brasil: Uma história vivida, algumas lições aprendidas. Disponível em: http://www.edutecnet.com.br/Textos/Alia/MISC/edmcand1.html. Acesso em: 15/07/2013.

MOULIN, S. I. L.; RAABE, A. Novas Tecnologias n Educação: Transformações da Prática Pedagógica no Discurso Do Professor. Anais do 18º Workshop de Informática na Escola. WIE 2012. ISSN 2316-65410. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2104 Acesso em: 17/07/2013.

PERRENOUD, P. "Formar professores em contextos sociais em mudança". Revista Brasileira da Educação. N. 12. set/out/nov/dez, 1999.

PRETTO, N.de L. Desafios para a educação na era da informação: o presencial, a distância, as mesmas políticas e o de sempre. In: Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2001.

SAMPAIO, M. N. e LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Editora Vozes. 2001

SANCHO, J.M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed. 2008.

TAPSCOTT, D. A hora da geração digital. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

ZABALA, A. A Prática Educativa – como ensinar. Porto Alegre: Artmed,1998.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
MARINHO, Vanessa C.. O Cenário do Uso das Tecnologias na Escola do Século XXI. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 260-269. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.260.