Redes de Aprendência: uso de tecnologias digitais e formação de professores
Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre os resultados daimplementação de dois cursos de formação de professores para a criação edinamização de Redes de Aprendência na Educação Básica do SistemaMunicipal de Ensino de Fortaleza. O objetivo desses cursos foi mostrarcaminhos possíveis para a integração de tecnologias digitais aos conteúdoscurriculares em ambientes virtuais de forma motivadora, dinâmica ecolaborativa. O resultado desta pesquisa demonstrou que é possível formar oprofessor para a criação e dinamização de Redes de Aprendência, tendo comobase a fundamentação transdisciplinar, como uma prática inovadora no quese refere ao uso efetivo de tecnologias integradas ao projeto pedagógico e aodomínio de recursos Web.2.0 diversificados.
Referências
Fernandes, L. Redes Sociais Online e Educação: Contributo do Facebook no Contexto das Comunidades Virtuais de Aprendentes. Disponível em http://www.trmef.lfernandes.info/ensaio_TRMEF.pdf. Acesso em 20 set 2013.
Fichmann, S. Formação de Formadores, Transdisciplinaridade e Tecnologia: uma Utopia. In: FRIAÇA, A.; ALONSO, L. K; LACOMBE, M.; BARROS, V. M.Educação e Transdisciplinaridade III. São Paulo: Triom, 2005. p. 415-43.
Griffith, S, & Liyanage, L. (2008). An introduction to the potential of social networking sites in education. In I. Olney, G. Lefoe, J. Mantei, & J. Herrington (Eds.), Proceedings of the Second Emerging Technologies Conference 2008 (pp.76-81). Wollongong: University of Wollongong.
Kenski , V. M. Tecnologia e Ensino Presencial e a Distância, 4ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
Mattar, J. O uso de redes sociais na educação-Arquivos do Instituto Ayrton Senna, Entrevista do Portal de Educação e Tecnologia, on line, São Paulo, 2012. Disponível em http://www.educacaoetecnologia.org.br/?p=5487. Acesso em 09 abr 2012.
Nobre.I.AM, Nunes.V.B.,Fávero,R.P, Bazer,L.M.B. Os Processos de Multi, Inter e
Transdisciplinaridade em um Curso voltado para a Formação Continuada de Professores em Informática na Educação – In: Anais do XVIII Workshop de Informática na Escola, 2012. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2108/1874. Acesso 09 fev 2012.
Nicolescu, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
Nóvoa, A. Relação escola-sociedade: novas respostas para um velho problema. In:
Serbino, Raquel et al. Formação de professores. São Paulo: UNESP. (1996).
Patrício, Maria Raquel; Gonçalves, Vítor (2010) - Facebook: rede social educativa? In I Encontro Internacional TIC e Educação. Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. p. 593-598.
Trocmé-Fabre, H. A Árvore do Saber-Aprender. São Paulo: Triom, 2003