Robótica Pedagógica: Uma Reflexão sobre a Apropriação de Professores da Escola Elza Maria Pellegrini de Aguiar
Resumo
Desde os primórdios de uso do computador na educação a robóticapedagógica tem contribuído como recurso que auxilia, potencializa e diversifica esseuso. Portanto, a prática da robótica tem possibilitado a diversificação, a forma de seintroduzir a informática na educação. No contexto do projeto Um Computador porAluno (UCA), do Ministério da Educação – MEC isso não é diferente. O UCA tem sidoum espaço interessante de pesquisa no uso de laptop educacional classmate visando aconsequente integração deste recurso ao processo de ensino-aprendizagem no Brasil.Uma das iniciativas do UCA-UNICAMP na Escola Elza Maria Pellegrini de Aguiar(Escola Elza) tem sido a prática da robótica pedagógica inserida ao currículo noEnsino Fundamental I. Para tal prática, fez-se necessário também, na formação deprofessores no uso do computador classmate introduzir atividades de robóticapedagógica. O processo de formação dos professores para a apropriação dosconhecimentos da robótica como recurso pedagógico se constituiu em um desafiointeressante do qual participaram e ainda participam pesquisadores da universidade,alunos, professores e a direção da escola Elza. Este artigo tem como objetivoapresentar, de forma sucinta, algumas articulações que envolvem o processo deformação de professores para a apropriação do conhecimento da robótica comorecurso pedagógico articulado ao currículo do Ensino Fundamental I.
Referências
Conheça o UCA. Disponível em
d'Abreu, J. V. V. Bastos, B. L., Giachetto, G. F. A. O. (2012), Educational Robotics In One Laptop per Student-UCA Project In: Constructionism 2012, Athenas. Constructionism 2012_proceedings. v.01. p.575 – 579.
d'Abreu J. V. V, Garcia, M. F. (2010) Robótica Pedagógica e Currículo In: Workshop de Robótica Educacional WRE 2010, SBIA-SBRN-JRI, São Bernardo do Campo SP, Brasil, p.01 – 06.
d'Abreu, J. V. V. Ramos, J. G., Mirisola Luiz G. B. (2011), Ambiente de Robótica Pedagógica com Br-GoGo e Computadores de Baixo Custo: Uma Contribuição para o Ensino Médio In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, Aracaju. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação,v.01. p.100 – 109.
EMEF.Elza - na Rede UCA (2012). Disponível em <http://emefelza2010.blogspot.com>. Acesso em 24 de Setembro de 2013.
Garcia, M. F. (2002), O Ensino por Meio da Pesquisa: O projeto Ciência na Escola. Tese de doutorado. Faculdade de Educação, FE-UNICAMP, Campinas, SP, Brasil, p. 43.
Instituto de Robótica de Yucatán (TRIY), (2012). The Robotics Institute of Yucatán http://www.triy.org/ENG/Pedagogic.htm. Acesso em 24 de Setembro de 2013.
Miranda, L. M., Sampaio F. F., Borges J. A. S. (2010), RoboFácil: Especificação e Implementação de um Kit de Robótica para a Realidade Educacional Brasileira. Disponível em <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/issue/view/39>, RBIE V.18 N.3 – 2010, acesso em 23 de Julho de 2013.
Papert, S. (1994), A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre, Artes Médicas, RS, Brasil.
Passos L. F. (1997), A Colaboração do Professor-Pesquisador no Processo de Formação em Serviço dos Professores da Escola Básica. Tese de Doutorado Universidade de São Paulo USP, São Paulo, SP, Brasil, p. 3.
SqueakBot a Pedagogical Robotic Platform (2013).
Disponível em [http://ieeexplore.ieee.org/xpls/abs_all.jsp?arnumber=4144945&tag=1]. Acesso em 26 de Setembro de 2013.
Zanetti, H. A. P. d'Abreu, J. V. V, Souza, A. L. S., Borges, M. A. F. (2012), Uso de Robótica e Jogos Digitais Como Sistema de Apoio ao Aprendizado In: CBIE 2012 Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro RJ. Anais do CBIE 2012 Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: SBC, v.01. p.145 – 164.