8 Anos de Informática na Educação nas Escolas Públicas Municipais de Ipatinga/MG: avanços e retrocessos

  • Márcia de Freitas Vieira Faculdade Pitágoras de Ipatinga

Resumo


A partir da contextualização do cenário brasileiro de inserção de computadores nas escolas públicas do país, este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre a utilização dos laboratórios de informática nas escolas municipais de Ipatinga/MG1, após oito anos de implantação do Projeto de Inclusão Digital proposto pelo Governo Municipal. Os resultados desta investigação apontam problemas e fragilidades decorrentes das mudanças de gestão do município para a continuidade dos trabalhos em informática educacional e a necessidade de adoção de uma nova política no município para resgatar a utilização das tecnologias digitais no contexto educacional, dando condições aos professores de integrar as atividades dos softwares educacionais ao conteúdo curricular de suas disciplinas.

Referências

Borges, Márcia de Freitas Vieira. (2007) "Inserção da informática no ambiente escolar: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino". Belo Horizonte, Cefet-MG (Dissertação de mestrado).

Borges, Márcia de Freitas Vieira. (2008) "Diálogos com o futuro e respostas ao presente: políticas públicas para utilização da informática no contexto escolar". Anais XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2008).

Brasil (2008). "Inclusão Digital" http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/ Governo Federal.

Brasil (2009). "Portal do Professor" http://portal.mec.gov.br/ Governo Federal.

Moraes, Maria Cândida (1997a). "O paradigma educacional emergente", Campinas: Papirus.

Moraes, Maria Cândida (1997b). "Informática Educativa no Brasil: Uma História Vivida, Algumas Lições Aprendidas", São Paulo.

Schneider, Fernanda Chagas; Santarosa, Lucila Maria Costi; Conforto, Débora (2011). "Cidade Um Computador por Aluno - UCA Total: A identificação de situações inclusivas na totalidade" . Anais do XXII SBIE - XVII WIE.

Vieira, Márcia de Freitas (2011). "25 anos de informática na educação brasileira".Anais do XXII SBIE - XVII WIE.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
VIEIRA, Márcia de Freitas. 8 Anos de Informática na Educação nas Escolas Públicas Municipais de Ipatinga/MG: avanços e retrocessos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 301-308. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.301.