Aprendizagem Inter/Transdisciplinar das Áreas de Informática, Inglês e Ciências: construção do conhecimento através de aplicativos digitais livres

  • Jadson P. Rafalski UFES / IFES / Faculdade Novo Milênio
  • Otávio L. Santos UFES / IFES
  • Elaine G. Silva IFES
  • Paula Freire Cezatti Albino Albani IFES
  • Virgínia Caldas Machado IFES

Resumo


Para utilizarmos as novas tecnologias de informação e comunicação na educação é necessário repensar o ensino tradicional. Motivar os aprendizes nem sempre é tarefa trivial, ainda mais quando se trata de tecnologia. Visando contribuir para essa discussão, este trabalho traz a proposta de um Projeto de Aprendizagem interdisciplinar nas áreas de Inglês, Ciências e Informática, baseado nas experiências obtidas nos trabalhos de campo desenvolvidos por estudantes de uma escola pública municipal da cidade de Vitória/ES. Softwares educacionais foram escolhidos para promover autoria, cooperação e comunicação entre os envolvidos junto a teorias de aprendizagem que foram revistas para fundamentar as atividades realizadas. Os resultados obtidos foram satisfatórios e foi possível parceber que através do simples preparo dos docentes para o uso de novas tecnologias junto a suas atividades interdisciplinares tornou as aulas mais interativas e agradáveis para os estudantes.

Referências

Almeida, M. E. B. (2010) "A Tecnologia precisa estar na Sala de Aula." , Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/entrevista-pesquisadora-puc-sp-tecnologia-sala-aula-568012.shtml>. Acesso em 23/05/2012.

Almeida, M. E. B.; Prado, M. E. B. B. (2008) "Desafios e possibilidades da Integração de Tecnologias ao Currículo." Brasília, Ministério da Educação e Secretária de Educação a Distância.

Audino, D. F.; Nascimento, R. S. (2010) "Objetos de Aprendizagem - Diálogos entre Conceitos e uma nova Proposição Aplicada à Educação" , Revista Contemporânea de Educação, v.5, n. 10, p.128-148.

Amaral, M. A.; SÁ, H. S.; VASCO, A. M.; BARTHOLO, V. F. (2009) "Trabalho com Alunos Multiplicadores para Aplicação de Objetos de Aprendizagem no Ensino Curricular", Anais do XX SBIE - UFSC e UNIVALI.

Bernadi, M.; Behar, P. A. (2004) , "A Introdução das TIC na Formação de Professores: Um Estudo no Curso de Pedagogia" , Anais do XV SBIE - UFAM.

FÁVERO, R. P. (2012) "Projetos de Aprendizagem e as Tecnologias da Informação e da Comunicação". Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.

Fialho, N. N.; Matos, E. L. M. (2010) , "A Arte de Envolver o Aluno na Aprendizagem de Ciências utilizando Softwares Educacionais" . Revista Educar, Curitiba.

Fagundes, L. Sato, L. S.; Maçada, D. L. (1999) "Aprendizes do Futuro: as Inovações Começaram" , Revista Coleção Informática para a Mudança na Educação. Brasília: MEC/SEED/PROINFO.

Prado, M. E. B. B. (2003) , "Pedagogias de Projeto: Fundamentos e Implicações" , Boletim do Salto para o Futuro. Brasília: TV-ESCOLA-SEED-MEC.

Silva, C. R. O. (1998) , "Bases pedagógicas e Ergonômicas para a Concepção e Avaliação de Produtos Educacionais Informatizados". PPGEP/UFSC.
Publicado
25/11/2013
RAFALSKI, Jadson P.; SANTOS, Otávio L.; SILVA, Elaine G.; ALBANI, Paula Freire Cezatti Albino; MACHADO, Virgínia Caldas. Aprendizagem Inter/Transdisciplinar das Áreas de Informática, Inglês e Ciências: construção do conhecimento através de aplicativos digitais livres. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 309-318. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.309.