A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil: avanços e desafios
Resumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão presentes no cotidiano da sociedade atual. A atual dinâmica da aprendizagem do aluno está interligada ao mundo mediático e a escola deve utilizar essa característica para motivar e interessar o corpo discente para novos saberes utilizando as TICs. O objetivo principal deste trabalho foi pesquisar o atual cenário sobre a utilização das TICs nas escolas de Educação Infantil, por meio de revisão bibliográfica, questionários e entrevistas com professores atuantes da rede municipal de ensino de São Paulo. Com os dados obtidos foi possível fazer uma análise sobre o atual processo de inclusão digital, observando quais as dificuldades e avanços no uso dessas ferramentas.Referências
CAPES. Portal Periódicos CAPES. Disponível em: www.periodicos.capes.gov.br. Acessado em: 10/2012.
ERIC. Educational Resource Information Center. Disponível em: www.eric.ed.gov. Acessado em: 10/2012.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 2ª ed. São Paulo: ARTMED, 2002, p.408.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados. 2006, p. 226.
GOMES, E. M. Uma experiência com o uso da Lousa Digital Interativa por profissionais da Educação Infantil. Educação Temática Digital. Faculdade de Educação UNICAMP: Campinas/SP, v. 12, p. 268-289. 2011.
KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic review. Technical Report TR/SE-0401, Keele University. 2004.
LOPES, A. F; SANTOS, E. M. B. R. do.; FERREIRA, P. J. S.; BRITO, P. V. G. O desafio das TICs na Educação Infantil. Revista Pandora Brasil. Universidade Mackenzie, n. 34, p. 170-184. 2011.
MORAN, J. M; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16ª ed. Campinas: Papirus, 2009, p.11-65.
NAKASHIMA, R. H. R; AMARAL, S. F. do. A Linguagem Audiovisual da Lousa Digital Interativa no Contexto Educacional. Educação Temática Digital. Faculdade de Educação UNICAMP: Campinas/SP, v. 8, n.1, p. 33-48. 2006.
NIKOLOPOULOU, K.; GIALAMAS V., In-service and pre-service early childhood teachers' views and intentions about ICT use in early childhood settings: A comparative study. Computers & Education. Elsevier, v.55, p. 333-341. 2010.
O'HARA, M. Young children, learning and ICT: a case study in the UK maintained sector. Technology, Pedagogy and Education. Taylor &Francis, v.17, p. 29-40. 2008.
PARETTE, H. P.; BOECKMANN, N. M.; HOURCADE, J. J. Use of Writing with Symbols 2000 Software to Facilitate Emergent Literacy Development. Early Childhood Education Journal. Springer, v. 36, n. 2, p. 161-170. 2010.
RBIE. Revista Brasileira de Informática na Educação. Disponível em: http://www.cbie.org.br/index.php/rbie. Acessado em: 10/2012.
ROMEO, R.; EDWARDS, S.; MCNAMARA S.; WALKER, I.; ZIGURAS C. Touching the screen: issues related to the use of touchscreen technology in early childhood education. British Journal of Educational Technology. Wiley, v. 34, n. 3, p. 329–339. 2003.
SBIE. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em: http://www.cbie.org.br/index.php/anaissbie. Acessado em: 10/2012.
UNESCO, Políticas em ciência e tecnologia no Brasil. Brasil, 2013 Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/science-and-technology/science-and-technology-policy/. Acessado em 05/2013.
TAVARES, T. A.; SANTOS, C. A. S., T. R.; PINHO, C. B. B.; CARVALHO, G. M.; COSTA, C. S. A TV Digital Interativa como Ferramenta de Apoio à Educação Infantil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 15, n. 2, p. 32-44. 2007.
VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP. 1993, p. 142.
________. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador: o papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, M. E. ; MORAN, J. M. Integração das tecnologias na educação . Brasília : MEC/SEED, 2005. p. 22-31.
WALTERS, K. Capture the moment: Using digital photography in early childhood settings. Research in Practice Series. Early Childhood Australia, v.13, n.4, p. 1-22. 2006.
WIE. Anais do Workshop de Informática na Educação. Disponível em: http://www.cbie.org.br/index.php/anaiswie. Acessado em 10/2012.
ERIC. Educational Resource Information Center. Disponível em: www.eric.ed.gov. Acessado em: 10/2012.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 2ª ed. São Paulo: ARTMED, 2002, p.408.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados. 2006, p. 226.
GOMES, E. M. Uma experiência com o uso da Lousa Digital Interativa por profissionais da Educação Infantil. Educação Temática Digital. Faculdade de Educação UNICAMP: Campinas/SP, v. 12, p. 268-289. 2011.
KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic review. Technical Report TR/SE-0401, Keele University. 2004.
LOPES, A. F; SANTOS, E. M. B. R. do.; FERREIRA, P. J. S.; BRITO, P. V. G. O desafio das TICs na Educação Infantil. Revista Pandora Brasil. Universidade Mackenzie, n. 34, p. 170-184. 2011.
MORAN, J. M; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16ª ed. Campinas: Papirus, 2009, p.11-65.
NAKASHIMA, R. H. R; AMARAL, S. F. do. A Linguagem Audiovisual da Lousa Digital Interativa no Contexto Educacional. Educação Temática Digital. Faculdade de Educação UNICAMP: Campinas/SP, v. 8, n.1, p. 33-48. 2006.
NIKOLOPOULOU, K.; GIALAMAS V., In-service and pre-service early childhood teachers' views and intentions about ICT use in early childhood settings: A comparative study. Computers & Education. Elsevier, v.55, p. 333-341. 2010.
O'HARA, M. Young children, learning and ICT: a case study in the UK maintained sector. Technology, Pedagogy and Education. Taylor &Francis, v.17, p. 29-40. 2008.
PARETTE, H. P.; BOECKMANN, N. M.; HOURCADE, J. J. Use of Writing with Symbols 2000 Software to Facilitate Emergent Literacy Development. Early Childhood Education Journal. Springer, v. 36, n. 2, p. 161-170. 2010.
RBIE. Revista Brasileira de Informática na Educação. Disponível em: http://www.cbie.org.br/index.php/rbie. Acessado em: 10/2012.
ROMEO, R.; EDWARDS, S.; MCNAMARA S.; WALKER, I.; ZIGURAS C. Touching the screen: issues related to the use of touchscreen technology in early childhood education. British Journal of Educational Technology. Wiley, v. 34, n. 3, p. 329–339. 2003.
SBIE. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em: http://www.cbie.org.br/index.php/anaissbie. Acessado em: 10/2012.
UNESCO, Políticas em ciência e tecnologia no Brasil. Brasil, 2013 Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/science-and-technology/science-and-technology-policy/. Acessado em 05/2013.
TAVARES, T. A.; SANTOS, C. A. S., T. R.; PINHO, C. B. B.; CARVALHO, G. M.; COSTA, C. S. A TV Digital Interativa como Ferramenta de Apoio à Educação Infantil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 15, n. 2, p. 32-44. 2007.
VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP. 1993, p. 142.
________. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador: o papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, M. E. ; MORAN, J. M. Integração das tecnologias na educação . Brasília : MEC/SEED, 2005. p. 22-31.
WALTERS, K. Capture the moment: Using digital photography in early childhood settings. Research in Practice Series. Early Childhood Australia, v.13, n.4, p. 1-22. 2006.
WIE. Anais do Workshop de Informática na Educação. Disponível em: http://www.cbie.org.br/index.php/anaiswie. Acessado em 10/2012.
Publicado
25/11/2013
Como Citar
BERGAMASCO, Elizabeth Carneiro; BERGAMASCO, Leila Cristina Carneiro.
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil: avanços e desafios. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 329-339.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.329.