Estratégias para auxiliar o Processo de Aprendizagem da Leitura e Escrita de Alunos Surdos
Resumo
A criança surda, geralmente, apresenta dificuldade em adquirir conhecimento na LP devido ao bloqueio sensorial auditivo, tornando-se fundamental que ela aprenda LIBRAS como primeira língua. Ainda assim, ela precisará aprender o português escrito, pois é a língua da sociedade majoritária a qual ela estará inserida. Este estudo apresenta estratégias pedagógicas para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido adaptamos um teste (TALES) e criamos Objetos de Aprendizagem – OA, utilizando um software livre de autoria, denominado JClic. Está em curso também um experimento envolvendo 102 alunos surdos em duas escolas públicas, utilizando o teste TALES e os OA.Referências
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BRASIL. (1994) "Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais". Brasília: UNESCO.
_____. Lei n. 10436 de 24/04/2002. "Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e dá outras providências". Diário Oficial de 25/04/2002, da República Federativa do Brasil, Brasília.
Capovilla, F. (2001) "A evolução das abordagens à educação da criança Surda: do Oralismo à Comunicação Total e desta ao Bilinguismo". In: Capovilla, F.; Raphael, W. "Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira". Volume II: Sinais de M a Z. São Paulo: EDUSP.
Cohen, L., Manion L. and Morrison K. (2000) "Research methods in education". 5th ed, London and New York: Routledge Falmer.
Felipe, T. A. (2007) "LIBRAS em contexto: curso básico". Livro do estudante. Brasília, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial.
Nóvoa, A. (2009) "Professores: Imagens do futuro presente". Universidade de Lisboa, Portugal: EDUCA.
Quadros, R. M. e Schmiedt M. L. P. (2006) "Ideias para ensinar português para alunos surdos". Brasília : MEC, SEESP.
Santos, M. P. (2013) "Dialogando sobre Inclusão em Educação". Curitiba, PR: CRV.
Secretaria de Estado da Educação/ Diretoria de Tecnologia Educacional. (2008) "Manual para uso do JClic". Paraná: SEED.
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Secretaria de Estado da Educação/ Diretoria de Tecnologia Educacional. (2008) "Manual para uso do JClic". Paraná: SEED.
Publicado
25/11/2013
Como Citar
MEDEIROS, Letícia P.; ELIA, Marcos; SANTOS, Mônica P. dos.
Estratégias para auxiliar o Processo de Aprendizagem da Leitura e Escrita de Alunos Surdos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 340-349.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.340.