Estratégias para auxiliar o Processo de Aprendizagem da Leitura e Escrita de Alunos Surdos

  • Letícia P. Medeiros UFRJ
  • Marcos Elia UFRJ
  • Mônica P. dos Santos UFRJ

Resumo


A criança surda, geralmente, apresenta dificuldade em adquirir conhecimento na LP devido ao bloqueio sensorial auditivo, tornando-se fundamental que ela aprenda LIBRAS como primeira língua. Ainda assim, ela precisará aprender o português escrito, pois é a língua da sociedade majoritária a qual ela estará inserida. Este estudo apresenta estratégias pedagógicas para auxiliar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido adaptamos um teste (TALES) e criamos Objetos de Aprendizagem – OA, utilizando um software livre de autoria, denominado JClic. Está em curso também um experimento envolvendo 102 alunos surdos em duas escolas públicas, utilizando o teste TALES e os OA.

Referências

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Publicado
25/11/2013
MEDEIROS, Letícia P.; ELIA, Marcos; SANTOS, Mônica P. dos. Estratégias para auxiliar o Processo de Aprendizagem da Leitura e Escrita de Alunos Surdos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 340-349. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.340.