Uma modelagem conceitual para apoiar a identificação das causas da evasão escolar em EAD

  • Vanessa da Silva Ferreira UFRJ
  • Marcos da Fonseca Elia UFRJ

Resumo


Neste artigo, apresentamos uma visão sistêmica do cenário da Educação à Distância Brasileira através do uso de modelagem conceitual, representada na forma de Redes Sistêmicas. Esta visão possibilitará o registro de paradigmas, especialmente os que retratam as causas da Evasão Escolar desta modalidade de ensino. Nosso foco é compartilhar uma Rede Sistêmica inicial estruturada a partir da análise de metadados para registro colaborativo dos paradigmas que possivelmente levam a evasão de tais cursos, indicados por coordenadores de Instituições de Ensino Superior.

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Publicado
25/11/2013
FERREIRA, Vanessa da Silva; ELIA, Marcos da Fonseca. Uma modelagem conceitual para apoiar a identificação das causas da evasão escolar em EAD. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 399-408. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.399.