Perspectivas do uso da Robótica Educativa na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

  • Anibal Lopes Guedes UFFS
  • Fernanda Lopes Guedes IF-SUL
  • Tatiana Brocardo Castro IERGS

Resumo


A Robótica Educativa permite articular um ensino mais lúdico, interativo, permeando inclusive, uma melhoria no processo curricular da escola. Trabalha o abstrato de forma concreta, e, dessa forma, afirma-se como uma nova metodologia de ensino e aprendizagem. Sendo assim, este trabalho discute e apresenta 3 iniciativas pedagógicas que usam a robótica em escolas de Ensino Básico, situadas na região oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Para isso, usou-se o kit robótico Lego Mindstorms NXT. Como resultados, verificou-se que a tecnologia possibilita a inserção, interação, discussão e cooperação entre alunos, professores e colaboradores, o que, de certa forma, permeia um desenvolvimento individual e coletivo, oportunizando melhorias nos processos educativos e um repensar curricular.

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Publicado
25/11/2013
GUEDES, Anibal Lopes; GUEDES, Fernanda Lopes; CASTRO, Tatiana Brocardo. Perspectivas do uso da Robótica Educativa na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 410-414. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.410.