Tecnologias e Projetos de Aprendizagem: da necessidade ao desejo - uma construção da cidadania na/pela cooperação

  • Silvana Corbellini UFRGS
  • Luciane Corte Real UFRGS

Resumo


O presente artigo é um estudo de caso que fez parte de um recortede uma pesquisa longitudinal realizado pelo Núcleo de Estudos emTecnologias Digitais na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O problema da pesquisa foi investigar como ocorre a interação de uma turma de alunos a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação e a metodologia dos Projetos de Aprendizagem (Fagundes,1999); bem como as consequências no processo de ensino-aprendizagem. O referencial teórico que norteou esse trabalho foi a Epistemologia Genética de Piaget. A implantação dessa proposta fomentou a autonomia dos alunos e alterou as relações entre os aprendizes.

Referências

DEMO, P. (2011). "Educar pela pesquisa". 9° ed. revista. Campinas, São Paulo: Autores Associados.

FAGUNDES, L.; SATO, L.; LAURINO-MAÇADA, D. (1999)."Aprendizes do futuro": as inovações começaram! Brasília: SEED; MEC; PROINFO. (Informática para a mudança na educação).

GATTI, B. A. "A construção da pesquisa em educação no Brasil". Brasília: Plano Editora. Série Pesquisa em Educação, v. 1.

PAIM, S. (1985). "Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem". Porto Alegre: Artes Médicas.

PIAGET, J. (1973). "Estudos sociológicos". São Paulo: Companhia Editora Forense.

PIAGET, J. (2002). "Para onde vai a educação?". 16 ed. Rio de Janeiro: José Olympio.

REAL, L. C. (2007). "Aprendizagens Amorosas na Interface Escola, Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais". Tese defendida em 10/07/2007. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre. Orientadora Cleci Maraschin.

YIN, R. K. (2010). "Estudo de caso: planejamento e métodos". 4° Ed. Porto Alegre: Bookman.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
CORBELLINI, Silvana; REAL, Luciane Corte. Tecnologias e Projetos de Aprendizagem: da necessidade ao desejo - uma construção da cidadania na/pela cooperação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 420-424. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.420.