Um relato de experiencia de uso da informática na EMEB Eurípedes Brasil Milano

  • Mateus Henrique Dal Forno UNIPAMPA
  • Amanda Meincke Melo UNIPAMPA

Resumo


Programas de governo têm fomentado a adoção de tecnologias digitais em escolas públicas, provocando que comunidades escolares se organizem para que possam adotá-las em suas atividades cotidianas. Através de ações de extensão, Universidades podem colaborar à formação continuada de professores da Educação Básica e ao uso de tecnologias da informática em escolas públicas, ao mesmo tempo em que estudantes universitários têm a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente. Este artigo realiza um relato de experiência de oficinas de informática, no ano de 2012, em uma escola publica municipal da fronteira oeste do Rio Grande do Sul no contexto do projeto de extensão "Info.edu: tecnologias da informação e comunicação em comunidades escolares de Alegrete" (MEC/SESu - PROEXT 2011). Os resultados evidenciama relevância da interação dialógica Universidade-Escola, na formação de recursos humanos em ambos os espaços educacionais.

Referências

Amanda M. Melo, J. F. S. and Wernz, M. C. G. (2012). Desaos à pesquisa em computação em contexto educacional qualidade no uso de objetos de aprendizagem em perspectiva. In Anais do DesafIE! SBC.

Melo, A. M. and Pupo, D. T. (2010). Livro Acessível e Informática Acessível. Ministério da Educação. 1a Edição.

Michael. J. Muller, J. H. H. and Dayton, T. (1997). Participatory practices in the software lifecycle. In M. Helander, T. K. L. and Prabhu, P., editors, Handbook of Human-Computer Interaction. Elsevier.

Ministério da Educação. Programa Banda Larga na Escola. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=comcontent&view=article&id=15808:programa-banda-larga-nas-escolas&catid=193:seed-educacao-a-distancia. Julho 2013.

Ministério da Educação. Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=462. Julho 2013.

Ministério da Educação. Programa Um Computador por Aluno (UCA). http://www.uca.gov.br/institucional/. Julho 2013.

Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Professores do ensino médio receberão tablets. http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticiasdet.jsp?ID=10743. Publicação: 28 de dezembro de 2012.

Thiollent, M. J. M. (1996). Metodologia da Pesquisa-Ação. Cortez.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
DAL FORNO, Mateus Henrique; MELO, Amanda Meincke. Um relato de experiencia de uso da informática na EMEB Eurípedes Brasil Milano. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 425-429. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.425.