Licenciatura em Computação: Práticas de Ensino e PIBID como aliadas do processo formativo

  • Cristina C. Almeida IFSULDEMINAS
  • Luciano P. Carvalho IFSULDEMINAS

Resumo


A Licenciatura em Computação do IFSULDEMINAS – Câmpus Machado busca capacitar os futuros educadores na área de informática para atuação nas redes de ensino, oferecendo-lhes uma visão tecnológica para que possam desempenhar suas atividades juntamente com profissionais de outras áreas. Contribuições foram detectadas, através principalmente das disciplinasque têm a prática de ensino como componente curricular como pano de fundo na elaboração de estratégias diferenciadas para o processo de ensino e aprendizagem, além da contribuição do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na formação docente.

Referências

Almeida, C. C.; Carvalho, L. P. (2012). A Formação de Professores no Curso de Licenciatura em Computação: Um Relato das Práticas Educacionais de Iniciação a Docência. Anais do Workshop de Informática na Escola. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2083.

Braibante, M. E. F; Wollmann, E. M. (2012). A influência do PIBID na formação dos acadêmicos de Química Licenciatura da UFSM. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 167-172.

BRASIL. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União, n. 239, seção 1, p. 39, 2007.

Kenski, V. M. (2010). Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus.

Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34; tradução de Carlos Irineu da Costa.

Zambalde, A. L; ALVES, R. M. (2002). Introdução à informática educativa. Lavras: UFLA/FAEPE.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
ALMEIDA, Cristina C.; CARVALHO, Luciano P.. Licenciatura em Computação: Práticas de Ensino e PIBID como aliadas do processo formativo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 431-435. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.431.