Inclusão Digital em Escolas e Comunidades Indígenas
Resumo
Neste trabalho são investigadas a disponibilidade e a utilização de recursos de tecnologia da informação (TI) nas escolas e comunidades indígenas de Mato Grosso, considerando a importância da inclusão digital dos povos indígenas. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica e documental, além de visita a cinco Terras Indígenas, realizando observações e entrevistas. Os resultados apontam a necessidade da oferta de treinamentos e materiais de apoio ao uso de TI nas atividades escolares e os desafios relacionados à melhoria da infraestrutura.Referências
Lüdke, M. e André, M. E. D. (1986), Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas, São Paulo, EPU.
MEC, Ministério da Educação (2013) "Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO", http://gestao2010.mec.gov.br/o_que_foi_feito/program_87.php, Julho.
MINC, Ministério da Cultura (2013) "Ponto de Cultura", http://www2.cultura.gov.br/culturaviva/ponto-de-cultura/, Setembro.
Santos, I. E. (2005), Manual de Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica, Niterói/RJ, Impetus, 5 ed.
Selleri, F. e Almeida, L. F. (2012), Relatório de Ciências da Natureza e Matemática II – Informática, Barra do Bugres/MT, Acervo Joana Saira/UNEMAT.
Selleri, F., Moraes, K. P. C. e Buzatto, W. L. (2011), Relatório de Ciências Matemáticas e da Natureza I – Informática, Barra do Bugres/MT, Acervo Joana Saira/UNEMAT.
Selleri, F., Nascimento, E. R., Januário, E., Gutierres, S. R. e Cagnoni, R. (2010). Informática para Professores Indígenas: Elaboração de Publicações nas Escolas das Comunidades. In Anais do 16º Workshop de Informática na Escola (WIE), Belo Horizonte, SBC.
MEC, Ministério da Educação (2013) "Programa Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO", http://gestao2010.mec.gov.br/o_que_foi_feito/program_87.php, Julho.
MINC, Ministério da Cultura (2013) "Ponto de Cultura", http://www2.cultura.gov.br/culturaviva/ponto-de-cultura/, Setembro.
Santos, I. E. (2005), Manual de Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica, Niterói/RJ, Impetus, 5 ed.
Selleri, F. e Almeida, L. F. (2012), Relatório de Ciências da Natureza e Matemática II – Informática, Barra do Bugres/MT, Acervo Joana Saira/UNEMAT.
Selleri, F., Moraes, K. P. C. e Buzatto, W. L. (2011), Relatório de Ciências Matemáticas e da Natureza I – Informática, Barra do Bugres/MT, Acervo Joana Saira/UNEMAT.
Selleri, F., Nascimento, E. R., Januário, E., Gutierres, S. R. e Cagnoni, R. (2010). Informática para Professores Indígenas: Elaboração de Publicações nas Escolas das Comunidades. In Anais do 16º Workshop de Informática na Escola (WIE), Belo Horizonte, SBC.
Publicado
25/11/2013
Como Citar
SELLERI, Fernando; JANUÁRIO, Elias; SILVA, Graziella S.; OLIVEIRA, Caroline Q. de; NASCIMENTO, Everton R. do; AZEVEDO, Ivanildo M..
Inclusão Digital em Escolas e Comunidades Indígenas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 437-441.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.437.