Uso da arquitetura pedagógica Projeto de Aprendizagem como suporte à prática docente em aulas síncronas

Resumo


O uso de metodologias ativas, quando planejadas segundo os preceitos de uma arquitetura pedagógica, oportuniza a construção cooperativa de conhecimento pelos alunos. O presente artigo apresenta uma experiência de uso da arquitetura pedagógica Projeto de Aprendizagem enquanto proposta de aprendizagem por investigação. A partir de uma pesquisa explicativa, de natureza qualitativa, a arquitetura pedagógica é apresentada enquanto potencial qualificação da prática docente, sendo exemplificada através de uma questão de investigação que buscou responder como favorecer atividades colaborativas em aulas síncronas online. A experiência possibilitou o exercício de tomada de consciência sobre o tema trabalhado.

Palavras-chave: arquitetura pedagógica, aprendizagem por investigação, projeto de aprendizagem, aula online, construtivismo

Referências

ARAGÓN, R. (2016), Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede. Revista de educação pública (Cuiabá). Vol. 25, n. 59/1 (maio/ago. 2016), p. 261-275.

CARVALHO, M. J. S.; NEVADO, R. A.; MENEZES, C.S. (2007) "Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância". In: NEVADO. R. A.; CARVALHO, M. J. S. e MENEZES, C. S. (Org.). Aprendizagem em Rede na Educação a Distância: Estudos e Recursos para Formação de Professores. Porto Alegre: Ricardo Lenz.

CASTRO, A.; MENEZES, C. (2011) "Aprendizagem colaborativa com suporte computacional''. In: Pimentel, M. e Fuks, H. Sistemas Colaborativos. Rio de Janeiro: Campus, p. 978-85.

CAVINATO, A. G. et al. (2021) "Promoting student interaction, engagement, and success in an online environment".

CUNNINGHAM, U. (2014) "Teaching the disembodied: Othering and activity systems in a blended synchronous learning situation". International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 15, n. 6, p. 33-51.

FAGUNDES, L. C.; SATO, L. S.; MAÇADA, D. L. (2006) "Projeto? O que é? Como se faz". Aprendizes do Futuro: as inovações começaram.

GAROFALO, D. (2019) "Como envolver os alunos na aprendizagem colaborativa. In: Nova escola". [link].

GHILAY, Y.; GHILAY, R. (2015) "TBAL: Technology-based active learning in higher education". Ghilay, Y. & Ghilay, p. 10-18, 2015. https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3736634.

GONÇALVES, S.; FONSECA, P.; MALÇA, C. (2016) "Inovação no ensino superior".

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. (2020) "Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife". Revista uFG, v. 20. https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438.

MENEZES, C; CASTRO JUNIOR, A. N.; ARAGÓN, R. (2020) "Arquiteturas pedagógicas para aprendizagem em rede". https://ieducacao.ceie-br.org/arquiteturas-pedagogicas/.

PIAGET, J. (1973) "Estudos Sociológicos". Rio de Janeiro: Forense.

RASMUIN, R.; WIDIANI, D. (2020) "Strategy and implementation of character education in era of society 5.0". In: International Conference on Engineering, Technology and Social Science, Malang, Indonesia.

SILUS, A.; FONSECA, A. L. C.; JESUS, D. L. N. (2020) "Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da COVID-19: repensando a prática docente". Liinc em Revista, v. 16, n. 2, p. e5336-e5336. http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5336.

SILVA, E. F. (2021), "Educação 5.0 – o conectivismo, a revolução digital e o ensino a distância. Contribuições para o ensino híbrido". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 2, n. 4. http://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/197/207.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B.; GERALDINI, A. F. S. (2017) "Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino". Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 455-478, https://www.redalyc.org/pdf/1891/189154955008.pdf.

YIN, R. K. (2016), "Pesquisa qualitativa do início ao fim", Porto Alegre, RS: Penso.
Publicado
22/11/2021
MICHELS, Ana Beatriz; JACAÚNA, Ricardo Daniell Prestes; MENEZES, Crediné Silva de. Uso da arquitetura pedagógica Projeto de Aprendizagem como suporte à prática docente em aulas síncronas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 53-63. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218239.