Tentando Recuperar a Interação Social Perdida Durante a Pandemia da COVID-19 por meio da Gamificação

Resumo


A pandemia da COVID-19 mudou a vida social das pessoas. A educação, em especial, não passou ilesa a esse processo, enfrentando uma situação que trouxe, entre outros aspectos, o choque de trocar a sala de aula por atividades do ensino remoto. Para tanto, a gamificação social é uma alternativa que pode impactar a experiência dos estudantes no ensino remoto. Diante disso, realizamos um estudo com 17 estudantes e uma professora para entender como a gamificação social influencia o processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto. Os resultados demostram que a gamificação social pode impactar a experiência dos estudantes, mas chama atenção para a necessidade de abordar outros aspectos da personalização da gamificação.

Palavras-chave: Ensino Remoto, Covid-19, Desempenho, Gamificação Social, Análise Qualitativa

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Publicado
22/11/2021
NASCIMENTO, Isabelle Melo do; AMARAL NETO, José Rocha do; SILVA JUNIOR, Luiz Oliveira da; COSTA, Thaíse Kelly de Lima; OLIVEIRA, Wilk. Tentando Recuperar a Interação Social Perdida Durante a Pandemia da COVID-19 por meio da Gamificação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 212-223. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.217367.