Produção de vídeos sobre IHC como estratégia didática no ensino remoto emergencial: um relato de experiência

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência em uma instituição de Educação Profissional Técnica no contexto do ensino remoto emergencial, no ano letivo de 2021. O objetivo da atividade relatada foi avaliar, a partir da ótica docente, as contribuições da produção de vídeos para o engajamento e autonomia dos estudantes. No desenho metodológico da experiência, foram incorporados elementos da aprendizagem baseada em projetos e da sala de aula invertida. Os produtos do projeto foram vídeos criados por equipes de estudantes e publicados no YouTube. Os resultados evidenciaram a relevância de ambientes de aprendizagem para apoio e dinamização no ensino remoto e, sobretudo, da necessidade de articulação docente com o contexto e a intencionalidade pedagógica quanto ao uso das tecnologias digitais.

Palavras-chave: Vídeo, YouTube, Interface Homem-Computador, Ensino Remoto

Referências

Bender, W. N. (2014). Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso.

Kronbauer, A. H. (2020). Um desenho metodológico para engajar e motivar os alunos nas aulas remotas na pandemia do Covid-19, 8(3), 611-626. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p611-626.

McMillan, J. H., & Schumacher, S. (2014). Research in Education: Evidence-Based Inquiry, 7th edition. MyEducationLab Series. Pearson Education.

Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 02-25.

Nielsen, J. (1994). "10 Usability Heuristics for User Interface Design", https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/.

Norman, D. A. and Nielsen, J. (2016). "The Definition of User Experience", https://www.nngroup.com/articles/definition-user-experience/.
Publicado
22/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
NEVES, Naiara; FRANCO, João; KRONBAUER, Artur. Produção de vídeos sobre IHC como estratégia didática no ensino remoto emergencial: um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 27. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 314-318. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2021.218705.