Inovações em EAD: Modelo pedagógico e reconstruções conceituais em uma formação de professores
Resumo
Este estudo busca analisar as relações entre as características do modelo de formação do curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância e as tomadas de consciência das professoras-alunas a partir de suas manifestações escritas. Os dados foram tratados segundo a Análise Estatística Implicativa que possibilita identificar as relações qualitativas existentes, em uma grande quantidade de dados. Os resultados confirmam a adequação das características do modelo do curso para a formação pretendida, destacando-se as características construtivistas- interacionistas do curso, bem como o uso intensivo das tecnologias.
Referências
BORDAS, M.; NEVADO, R. A.; CARVALHO, M. J. S. Formação de professores: pressupostos pedagógicos do curso de Licenciatura em Pedagogia/EAD. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. no. 1, p. 143-167, 2005.
C. H. I. C. Classification Hierárquique, Implicative et Cohérsive. Version Windows, 2007. (software)
GRAS, R. L'analyses des donnés: une méthodologie de traitement de questions de didactique. Recherches en Didactiques Mathématiques, vol 12-1. 1992
NEVADO, R. A.; CARVALHO, M. J. S.; MENEZES, C. S.. Inovações na formação de professores na modalidade a distância. ETD: Educação Temática Digital, v. 10, p. 373-393, 2009.
PIAGET, J. A Tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos, 1977.
PIAGET, J. Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos, 1978.