Qualidade em EaD: o que pensam os cursistas?

  • Gianna Oliveira Bogossian Roque Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Gilda Helena Bernardino de Campos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Cílio Ziviani Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Marcus Vinícius de Araújo Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo


O propósito desse artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa em andamento, junto a professores-alunos de um curso de Licenciatura em História, oferecido na modalidade a distância, com o objetivo de provocar reflexões sobre a qualidade de cursos nesta modalidade na perspectiva do mencionado público-alvo. Os resultados apresentados referem-se à análise qualitativa, obtida por meio da análise de conteúdo das respostas e realizada com o auxílio do software ALCESTE.

Palavras-chave: Qualidade, avaliação, formação de professores, cursos a distância

Referências

ANUÁRIO BRASILEIRO ESTATÍSTICO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA. Fábio Sanchez (Coord), 3a ed., São Paulo: Instituto Cultural e Editora Monitor, 2008.

BAUER, M. W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 6a ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p.189-217.

CARLINI, A. L.; RAMOS, M. P. A avaliação do curso. In: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009. pp. 161-165.

GATTI, B. A.; BARRETO, E.S.S. (Org.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

KENSKI, V. M. Gestão e uso das mídias em projetos de educação a distância. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez.-jul. 2005-2006. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/3099/2042. Acesso em: 18 ago. 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: [link]. Acesso em: 13 jun. 2009.

________________________. Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, agosto de 2007. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 ago. 2007.

ROQUE, G. O. B.; CAMPOS, G. H. B.; FONSECA, M. V. A. Quality assurance in distance learning: a study in higher education, In: Proceedings of the 3rd International Conference on Computer Supported Education (CSEDU 2011), v. 2, Noordwijkerhout, The Netherlands, May 6-8, 2011, p.293-298.
Publicado
21/11/2011
ROQUE, Gianna Oliveira Bogossian; CAMPOS, Gilda Helena Bernardino de; ZIVIANI, Cílio; FONSECA, Marcus Vinícius de Araújo. Qualidade em EaD: o que pensam os cursistas?. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1553-1562. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21755.