AVA como Suporte à Política para Certificação de Conhecimento

  • Evandro M. Miletto IFRS
  • Fábio Okuyama IFRS
  • Márcia A. C. de Moraes IFRS
  • Sabrina L. C. da Silva IFRS
  • Fábrícia P. T. Noronha IFRS

Resumo


Este artigo relata uma experiência de certificação de conhecimento suportada pelo ambiente Moodle, adotada como política institucional embasada pela Lei 9394/96. Esta certificação pauta pela valorização do conhecimento prévio do aluno proporcionando-lhe aproveitamento dos seus saberes durante sua trajetória curricular. A descrição e metodologia dessa experiência são brevemente apresentadas e seus promissores resultados preliminares discutidos, contribuindo para a construção de um política institucional de certificação de conhecimentos e extensíveis a outras áreas.

Referências

MEC (2011). Lei de diretrizes e bases. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. [Online; acessado em 15-Julho-2011].

Piaget, J. (1970). A epistemologia genética. Martins Fontes, São Paulo.

Prensky, M. (2010). Teaching Digital Natives. Pertnering for real learning. Corwin Press, California.
Publicado
21/11/2011
MILETTO, Evandro M.; OKUYAMA, Fábio; MORAES, Márcia A. C. de; SILVA, Sabrina L. C. da; NORONHA, Fábrícia P. T.. AVA como Suporte à Política para Certificação de Conhecimento. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1370-1373. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21759.