Utilização do Laptop Educacional: discutindo as práticas pedagógicas

  • Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Karla Angélica Silva do Nascimento Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de caso realizado durante uma aula de português de uma escola estadual, inserida no Programa "Um Computador por Aluno" (UCA). O objetivo é apresentar a utilização do laptop educacional diante da proposta da aula, como também delinear os elementos guiados pelo programa. Os dados foram coletados a partir das observações e registros de fotos e vídeos que colaboraram para descrever a experiência.

Referências

Brasil (2009) Projeto Um Computador por Aluno, UCA. "Formação Brasil: Projeto, Planejamento das Ações/Cursos". Edição Núcleo de Tecnologias da Informação, UFC Virtual, Fortaleza, CE, 31 p.

Gasch, S. (2003). "Alan Kay: The best way to predict the future is to invent it. Colorado". http://www.encuentro.org.mx/recursos/internet/Alan%20Kay.pdf

Luckin, Rosemary et al. (2005) "Using Mobile Technology to Create Flexible Learning Contexts". In: Journal of Interactive Media in Education. ISSN: 1365-893X.

OLPC Brazil. (2007). "OLPC Brazil". http://wiki.laptop.org/go/OLPC_Brazil.

Warschauer, Mark (2006) "Going one to one. The experiences of cutting-edge schools suggest the whys, the why nots, and the hows of laptop learning programs". In: Educational Leadership.

Zucker, A. A. (2005) "Starting School Laptop Programs: Lessons Learned". Boston. http://ubiqcomputing.org/Lessons_Learned_Brief.pdf
Publicado
21/11/2011
Como Citar

Selecione um Formato
CAVALCANTE, Andréa Pinheiro Paiva; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, José Aires de. Utilização do Laptop Educacional: discutindo as práticas pedagógicas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 17. , 2011, Aracajú. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1411-1414. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2011.21769.