Do Texto ao Jogo: uma Análise da Produção Textual Motivada pela Criação de Jogos Digitais em Sala de Aula

Resumo


O engajamento na criação dos seus próprios jogos tem possibilitado aos alunos o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem de conteúdos de forma mais lúdica e significativa. O GC é uma abordagem metodológica que propõe a especificação e criação de jogos digitais a partir de textos produzidos por alunos em sala de aula, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento do pensamento computacional e das habilidades de produção textual. Este artigo apresenta uma análise da produção textual motivada pela criação de jogos digitais, por alunos do 5º ano do ensino fundamental, durante uma experiência de uso da abordagem GC, vivenciada numa escola da rede pública de ensino. Os resultados apresentam evolução na escrita e aquisição das habilidades de pensamento computacional dos alunos, bem como a ampliação dos conhecimentos na área de produção de jogos digitais.

Palavras-chave: Game Criativo, Game Design, Produção Textual, Aprendizagem Baseada em Jogos, Pensamento Computacional, Leitura e Escrita

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Publicado
16/11/2022
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FERNANDES, Kleber Tavares; ARANHA, Eduardo Henrique da S.; LUCENA, Márcia Jacyntha N. R.; FERNANDES, Gildene Lima de S.; ARAÚJO, Wendell. Do Texto ao Jogo: uma Análise da Produção Textual Motivada pela Criação de Jogos Digitais em Sala de Aula. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 01-13. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.224670.