Atividades para empoderar meninas a seguirem a área da computação

  • Andreza Sartori Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Luciana Pereira de Araújo Kohler Universidade Regional de Blumenau (FURB) https://orcid.org/0000-0002-8219-1343
  • Larissa Zózimo Antunes Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Fabricia Durieux Zucco Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Mauricio Capobianco Lopes Universidade Regional de Blumenau (FURB) https://orcid.org/0000-0003-0796-0293
  • Leandro Werner Ribeiro Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Resumo


Atualmente as mulheres ainda representam a minoria nas áreas relacionadas à ciência e computação em empresas dessa área. Em geral, isso ocorre devido a uma questão cultural, mas no passado esse cenário era diferente. Devido a isso, o projeto Meninas Digitais Vale do Itajaí fornece workshops para meninas do ensino fundamental (últimos anos) e médio, com o objetivo de incentivá-las a escolher alguma área da Computação para sua carreira. Durante a pandemia, o grupo realizou workshop online, bem como utilizou as redes sociais como apoio para divulgação e incentivo a essas meninas. No final do ano de 2021, foram realizadas atividades presenciais com este mesmo objetivo. Este artigo relata as atividades realizadas entre maio de 2021 e maio de 2022.

Palavras-chave: Mulheres na computação, Meninas Digitais, Empoderamento

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Publicado
16/11/2022
SARTORI, Andreza; KOHLER, Luciana Pereira de Araújo; ANTUNES, Larissa Zózimo; ZUCCO, Fabricia Durieux; LOPES, Mauricio Capobianco; RIBEIRO, Leandro Werner. Atividades para empoderar meninas a seguirem a área da computação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 14-23. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.224695.