Interações Sociais e Enativas com o Aquarela Virtual: Análise Temática de uma Atividade Remota

Resumo


Sistemas ubíquos que consideram o corpo em ação contribuem para tecnologias mais integradas com nossas vidas. Todavia, o contexto de pandemia trouxe novos desafios ao estudo de aspectos enativos e sociais do uso de tecnologia. Neste artigo, apresentamos o Aquarela Virtual e seu uso remoto pré-escolar, um sistema que promove a manipulação de objetos físicos para interagir com trechos e elementos da música Aquarela. Uma análise temática das interações de uma criança de 5 anos, em oficina remota com dois colegas, evidenciou temas como: formas de comunicação, identificação, socioafetividade e autonomia. A análise de tais temas contribui para o design de sistemas que promovam o uso do corpo e interações sociais, mesmo em isolamento social.
Palavras-chave: Sistemas Ubíquos, Interação Social, Atividade Remota, Análise Temática

Referências

Braun, V. and Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2):77–101.

Downey, G. (2010). ‘practice without theory’: a neuroanthropological perspective on embodied learning. Journal of the Royal Anthropological Institute, 16(s1):S22–S40.

Duarte, E. F., Maike, V. R. M. L., and Baranauskas, M. C. C. (2018). “Maned wolf in the museum”: a case study on learning through action. In Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018), Porto Alegre, RS, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Duarte, E. F., Maike, V. R. M. L., Mendoza, Y. L. M., de Lima Tenório Brennand, C. V., and Baranauskas, M. C. C. (2019). “the magic of science:” beyond action, a case study on learning through socioenaction. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), pages 501–510, Porto Alegre, RS, Brasil. Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Duarte, E. F., Mendoza, Y. L. M., de Queiroz, M. J. N., de Oliveira Gaia Pimenta, J. R., da Silva, J. V., and Baranauskas, M. C. C. (2022). Aquarela virtual: Design e desenvolvimento de um sistema socioenativo em contexto de isolamento social. Technical Report IC-22-01, Institute of Computing, University of Campinas.

Fuchs, T. (2017). Ecology of the brain: The phenomenology and biology of the embodied mind. Oxford University Press.

Gallagher, S. (2017). Enactivist Interventions: Rethinking the Mind. Oxford University Press.

Gonçalves, F. M. and Baranauskas, C. (2021). Opendesign of scientific research in pandemic context. In X Latin American Conference on Human Computer Interaction. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA.

Istenic, S. A., Mara, C., and Matej, Z. (2013). Design-based research on the use of a tangible user interface for geometry teaching in an inclusive classroom. British Journal of Educational Technology, 44(5):729–744.

Kaipainen, M., Ravaja, N., Tikka, P., Vuori, R., Pugliese, R., Rapino, M., and Takala, T. (2011). Enactive systems and enactive media: Embodied human-machine coupling beyond interfaces. Leonardo, 44(5):433–438.

Moraes, V. d., Toquinho, Morra, G., and Fabrizio, M. (1983). Aquarela.

Panaggio, B. and Baranauskas, M. C. (2017). Explorando as possibilidades do sphero em um ambiente educacional. In Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017). Brazilian Computer Society (Sociedade Brasileira de Computação - SBC).

Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. Basic Books, New York, NY, USA.

Silva, M., Roberto, R., and Teichrieb, V. (2013). Evaluating an educational system based on projective augmented reality. In Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013). Sociedade Brasileira de Computação.

Varela, F. J., Thompson, E., and Rosch, E. (1993). The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. Cognitive science: Philosophy, psychology. MIT Press, Cambridge, MA, USA.

Weiser, M. (1991). The computer for the 21st century. Scientific American, 265(3):94–104.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
DUARTE, Emanuel Felipe; BARANAUSKAS, M. Cecília C.. Interações Sociais e Enativas com o Aquarela Virtual: Análise Temática de uma Atividade Remota. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 24-35. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.224733.