Pensamento Computacional: Um Relato de Experiência no Estágio Docente do Curso de Licenciatura em Computação

  • Almir de Oliveira Costa Junior Universidade do Estado do Amazonas http://orcid.org/0000-0002-8932-097X
  • Fabrizio Honda Universidade do Estado do Amazonas
  • Ligiane Fernandes Universidade do Estado do Amazonas
  • Nayra Vieira Universidade do Estado do Amazonas

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência que descreve um conjunto de atividades envolvendo o Pensamento Computacional e que foram desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental II em uma escola pública. Tal experiência foi conduzida por 4 acadêmicos de Licenciatura em Computação, durante o estágio supervisionado e foi baseada na utilização de atividades plugadas e desplugadas. Como resultados, foi possível observar evidências do desenvolvimento de alguns dos pilares do Pensamento Computacional, tais como: o conceito de algoritmo, reconhecimento de padrões, decomposição e abstração.
Palavras-chave: Atividades, Pensamento Computacional, Escola, Desplugada

Referências

Andrade, D., Carvalho, T., Silveira, J., Cavalheiro, S., Foss, L., Fleischmann, A. M., Aguiar, M., and Reiser, R. (2013). Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. In Anais do XIX Workshop de Informática na Escola, pages 169–178. SBC.

Araujo, L., Santana, B., and Bittencourt, R. (2020). Computação e o mundo: Livro do professor. Feira de Santana: Edição do Autor.[GS Search].

Barbosa, L. L. d. S. and Maltempi, M. V. (2020). Matemática, pensamento computacional e bncc: desafios e potencialidades dos projetos de ensino e das tecnologias na formação inicial de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 3(3).

Barcelos, T., Muñoz, R., Acevedo, R. V., and Silveira, I. F. (2015). Relações entre o pensamento computacional e a matemática: uma revisão sistemática da literatura. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1369.

Bell, T., Witten, I. H., Fellows, M., Adams, R., and McKenzie, J. (2011). Ensinando ciência da computação sem o uso do computador. Computer Science Unplugged ORG. Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica.

CNE (2019). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. https://bit.ly/3AogM4X. [Online; accessed 06-June-2022].

CNE (2022). Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Conselho Nacional de Educação. https://bit.ly/3H2plU7. [Online; accessed 06-June-2022].

Falcão, T. P. (2021). Computational thinking for all: What does it mean for teacher education in brazil? In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 371–379. SBC.

França, R. S. d., Silva, W. C. d., and Amaral, H. J. C. d. (2013). Despertando o interesse pela ciência da computação: Práticas na educação básica. In Proceedings of International Conference on Engineering and Computer Education, volume 8, pages 282–286.

Kologeski, A. L., Silva, C. G., Barbosa, D. N. F., Mattos, R. R., and Miorelli, S. T. (2016). Desenvolvendo o raciocínio lógico e o pensamento computacional: experiências no contexto do projeto logicando. RENOTE, 14(2).

Papert, S., Solomon, C., Soloway, E., and Spohrer, J. (1971). Twenty things to do with a computer. Studying the novice programmer, pages 3–28.

Papert, S. A. (2020). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic books.

Pinho, G., Weisshahn, Y., Cavalheiro, S., Reiser, R., Piana, C., Foss, L., Aguiar, M., and Du Bois, A. (2016). Pensamento computacional no ensino fundamental: Relato de atividade de introdução a algoritmos. In Anais do XXII Workshop de Informática na Escola, pages 261–270. SBC.

Raabe, A. L. A., Brackmann, C. P., and Campos, F. R. (2018). Currículo de referência em tecnologia e computação: da educação infantil ao ensino fundamental. Centro de Inovação para a Educação Básica-CIEB.

Santos, C. and Nunes, M. A. S. N. (2019). Abordagem desplugada para o estímulo do pensamento computacional de estudantes do ensino fundamental com histórias em quadrinhos. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25, pages 570–579.

Santos, W. O., Silva, C., and Hinterholz, L. (2017). Licenciatura em computação: Desafios e oportunidades na perspectiva do estudante. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 23, pages 885–894.

SBC (2017). Diretrizes para o Ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação. https://bit.ly/3Ju4tp5. [Online; accessed 06-June-2022].

Silva, V., Silva, K., and França, R. (2017). Pensamento computacional na formação de professores: experiências e desafios encontrados no ensino da computação em escolas públicas. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 23, pages 805–814.

Viel, F., Raabe, A., and Zeferino, C. (2014). Introdução à programação e à implementação de processadores por estudantes do ensino médio. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 20, pages 248–257.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
16/11/2022
COSTA JUNIOR, Almir de Oliveira; HONDA, Fabrizio; FERNANDES, Ligiane; VIEIRA, Nayra. Pensamento Computacional: Um Relato de Experiência no Estágio Docente do Curso de Licenciatura em Computação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 47-58. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.224748.