Desenvolvimento de Jogos Não Digitais por Alunos do Ensino Médio: Um Relato de Experiência Envolvendo Arquitetura de Computadores

Resumo


No Brasil, é uma tendência a inclusão da educação tecnológica durante o ensino básico. Entretanto, temas como arquitetura de computadores podem ser desafiadores para os alunos, requerendo o uso de metodologias mais atrativas, como os jogos. Nesse sentido, este artigo apresenta os resultados de uma experiência de desenvolvimento de jogos não digitais sobre Arquitetura de Computadores, a qual envolveu 191 discentes do curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio. Dentre os resultados observados, destacam-se o forte engajamento dos estudantes no processo de criação dos jogos e o despertar do interesse sobre os conteúdos de Arquitetura de Computadores.
Palavras-chave: Jogos Não Digitais, Ensino Médio, Arquitetura de Computadores

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Publicado
16/11/2022
SILVA, Thiago Reis da; OLIVEIRA, Ruy Guilherme Silva Gomes de; ARANHA, Eduardo Henrique da Silva. Desenvolvimento de Jogos Não Digitais por Alunos do Ensino Médio: Um Relato de Experiência Envolvendo Arquitetura de Computadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 68-78. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.224888.