Pontoj Project Experience Report: Using Technology to Build Bridges for Fluency in English

  • Manoela M. O. da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Gabriella de Lima Espíndola Colégio Integrado

Resumo


Este artigo apresenta um relato das experiências vivenciadas no âmbito do projeto de inovação, intitulado Pontoj: Construindo Pontes para a Fluência no Inglês. Tal projeto teve como objetivo proporcionar oportunidades de aprendizado para que o aluno desenvolva as habilidades linguísticas e suas competências socioemocionais, respeitando suas necessidades, interesses e nível de proficiência no idioma. As oportunidades de aprendizado foram mediadas pelo uso das tecnologias digitais e enfatizaram as metodologias ativas do ensino. O projeto foi desenvolvido ao longo de quatro meses em uma escola privada de Recife. Percebeu-se um maior empoderamento dos professores quanto ao uso das tecnologias em suas salas de aula. Ademais, observou-se que os alunos, no geral, puderam praticar seus conhecimentos de maneira interativa e engajadora. Reflexões sobre as lições aprendidas apontam futuros caminhos para o projeto.

Palavras-chave: Language Learning, Digital Technologies, Active Methodologies

Referências

Amiel, T. and Reeves, T. C. (2008). Design-based research and educational technology: Rethinking technology and the research agenda. Educational Technology & Society, 11(4):29–40.

Bacich, L. and Moran, J. (2017). Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teorico-Prática. Grupo A Educação.

Baker, F. W. (2010). Media literacy: 21st century skills. In Jacobs, H. H., editor, Curriculum 21: Essential Education for a Changing World, chapter 8, pages 133–152. ASCD Member Book, Alexandria.

Camargo, Fausto e Daros, T. D. (2018). A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo . Penso, Porto Alegre, RS.

Carbonell, J. (2002). A aventura de inovar: a mudança na escola. Artes Medicas, São Paulo, SP.

Kenski, V. (2007). Educação E Tecnologias . Coleção Papirus educação. Papirus.

Matta, A. E. R., Silva, F. d. P. S. d., and Boaventura, E. M. (2014). Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século xxi. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, 23(42).

Pellegrino, J. W. and Hilton, M. L. (2012). Education for life and work: Developing transferable knowledge and skills in the 21st century.

Plomp, T. (2007). Educational design research: an introduction. In Plomp, T. and Nieveen, N., editors, Proceedings of a seminar on an introduction to educational design research, chapter 1, pages 9–35. East China Normal University, Shangai.

Rodrigues, A. C. (2016). Por que ainda não somos fluentes em inglês? https://exame.abril.com.br/carreira/por-que-ainda-nao-somos-fluentes-em-ingles. Acesso em: 14 dezembro 2017.

Sahasrabudhe, S. S., Murthy, S., and Iyer, S. (2013). Design based research to create instructional design templates for learning objects. Technical report, Indian Institute of Technology Bombay.

Terra, J. C. C. (2007). Inovação: quebrando paradigmas para vencer. Saraiva, São Paulo, SP.
Publicado
16/11/2022
SILVA, Manoela M. O. da; ESPÍNDOLA, Gabriella de Lima. Pontoj Project Experience Report: Using Technology to Build Bridges for Fluency in English. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 79-88. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225014.