Pontoj Project Experience Report: Using Technology to Build Bridges for Fluency in English

  • Manoela M. O. da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Gabriella de Lima Espíndola Colégio Integrado

Resumo


Este artigo apresenta um relato das experiências vivenciadas no âmbito do projeto de inovação, intitulado Pontoj: Construindo Pontes para a Fluência no Inglês. Tal projeto teve como objetivo proporcionar oportunidades de aprendizado para que o aluno desenvolva as habilidades linguísticas e suas competências socioemocionais, respeitando suas necessidades, interesses e nível de proficiência no idioma. As oportunidades de aprendizado foram mediadas pelo uso das tecnologias digitais e enfatizaram as metodologias ativas do ensino. O projeto foi desenvolvido ao longo de quatro meses em uma escola privada de Recife. Percebeu-se um maior empoderamento dos professores quanto ao uso das tecnologias em suas salas de aula. Ademais, observou-se que os alunos, no geral, puderam praticar seus conhecimentos de maneira interativa e engajadora. Reflexões sobre as lições aprendidas apontam futuros caminhos para o projeto.

Palavras-chave: Language Learning, Digital Technologies, Active Methodologies

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Publicado
16/11/2022
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SILVA, Manoela M. O. da; ESPÍNDOLA, Gabriella de Lima. Pontoj Project Experience Report: Using Technology to Build Bridges for Fluency in English. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 79-88. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225014.