Inglês On-line na Universidade: O que dizem os Estudantes?
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar o perfil dos estudantes da Pós-graduação quanto à aprendizagem de Inglês visando contribuir para construção de processos on-line de ensino e aprendizagem da língua mais adequados aos contextos dos aprendizes. Os dados foram coletados a partir do relato das experiências, necessidades e interesses dos estudantes. Observou-se que os alunos enfrentam dificuldades para realizar cursos regulares e barreiras linguísticas que os limitam para atuação em diversas atividades acadêmicas. Verificamos também a importância de o objetivo de um curso ou disciplina de Inglês dialogar com a vida real e a relevância da utilização de recursos diversos e da combinação entre várias metodologias.
Palavras-chave:
Inglês, Segundo idioma, Aprendizagem Online
Referências
Almeida Filho, J. C. P. (2012) “Quatro estações no ensino de línguas”, Campinas: Pontes.
Amorim, G., Finardi, R. (2017) “Internacionalização do ensino superior e línguas estrangeiras: evidências de um estudo de caso nos níveis micro, meso e macro”, Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 3, p. 614-632, Campinas.
Araújo, R., et al (2020) “Using Learning Styles for Creating and Personalizing Educational Content in Ubiquitous Learning Environments”, Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v.28, p. 133-149.
Araújo, R.; Medeiros, F. (2021) “Processo participativo de engenharia de requisites para construção de tecnologias educacionais: versão preliminar”, In: Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2021).
Bley, D.; Carvalho, A. B. (2019) “Ciclos de Codificação e o software ATLAS.ti: uma parceira criativa para análise de dados qualitativos em pesquisas sobre o uso das tecnologias digitais no campo da Educação”, Revista Narrativas digitais na educação: contribuições da cultura da convergência, v.10, n.1, p. 01-14.
Bittencourt, A. (2015) “Desafios contemporâneos no ensino de Inglês para adultos”, In: Entornos e contornos. São Paulo: Editora CNA.
Dewey, J. (1938) “Experiência e Educação”, Tradução de Anísio Teixeira, Universidade de Passo Fundo: Companhia Editora Nacional.
Motteram, G. (org) (2013) “Innovations in learning for English language teaching”, British Council.
Saldaña, J. (2013) “The Coding Manual for Qualitative Researchers”, London: Sage.
Tedesco, P.; Silva, I.; Santos, M. (2010) “Tecnologia Aplicada à Educação a distância”, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Venega, V.; Maciel, R. (2021) “Requirements for development of cMOOC platforms from the professional’s perspective”, In: Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2021).
Amorim, G., Finardi, R. (2017) “Internacionalização do ensino superior e línguas estrangeiras: evidências de um estudo de caso nos níveis micro, meso e macro”, Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 3, p. 614-632, Campinas.
Araújo, R., et al (2020) “Using Learning Styles for Creating and Personalizing Educational Content in Ubiquitous Learning Environments”, Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v.28, p. 133-149.
Araújo, R.; Medeiros, F. (2021) “Processo participativo de engenharia de requisites para construção de tecnologias educacionais: versão preliminar”, In: Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2021).
Bley, D.; Carvalho, A. B. (2019) “Ciclos de Codificação e o software ATLAS.ti: uma parceira criativa para análise de dados qualitativos em pesquisas sobre o uso das tecnologias digitais no campo da Educação”, Revista Narrativas digitais na educação: contribuições da cultura da convergência, v.10, n.1, p. 01-14.
Bittencourt, A. (2015) “Desafios contemporâneos no ensino de Inglês para adultos”, In: Entornos e contornos. São Paulo: Editora CNA.
Dewey, J. (1938) “Experiência e Educação”, Tradução de Anísio Teixeira, Universidade de Passo Fundo: Companhia Editora Nacional.
Motteram, G. (org) (2013) “Innovations in learning for English language teaching”, British Council.
Saldaña, J. (2013) “The Coding Manual for Qualitative Researchers”, London: Sage.
Tedesco, P.; Silva, I.; Santos, M. (2010) “Tecnologia Aplicada à Educação a distância”, Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Venega, V.; Maciel, R. (2021) “Requirements for development of cMOOC platforms from the professional’s perspective”, In: Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2021).
Publicado
16/11/2022
Como Citar
LAGE, Paula Basto Levay; CAVALCANTE, Patrícia Smith.
Inglês On-line na Universidade: O que dizem os Estudantes?. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 89-99.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225038.