Construção de uma Arquitetura Pedagógica apoiada em Jogos Digitais: uma experiência de aprendizagem

Resumo


Apresentamos o relato de experiência de um grupo de doutorandos, em um Seminário Avançado sobre Tecnologias Digitais e Aprendizagem. A proposta da disciplina era aprender a combinar Arquitetura Pedagógica (AP) com jogos digitais, para oferecer novas situações de aprendizagem. O grupo elaborou uma AP para apoiar as aprendizagens de descarte, reciclagem e reúso de materiais, para estudantes do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que a atividade foi essencial na construção de conhecimentos dos doutorandos, em decorrência das vivências e articulação com seus diferentes saberes. A experiência contribuiu na formação dos envolvidos, visto que os sujeitos atingiram o objetivo proposto de construir o jogo mesclando-o com a proposta de uma AP.

Palavras-chave: Arquiteturas Pedagógicas, Jogos Digitais, Construct

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Publicado
16/11/2022
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JACAÚNA, Ricardo Daniell Prestes; MÜLLER, Miriam Garcia; LIMA, Jefferson Ribeiro; PEREIRA, Andréa; MENEZES, Crediné Silva de. Construção de uma Arquitetura Pedagógica apoiada em Jogos Digitais: uma experiência de aprendizagem. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 100-109. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225041.