Pensamento Computacional para Surdos: Um Relato de Experiência sobre Acessibilidade no Ensino de Programação
Resumo
O mercado de trabalho possui programas para acolhimento de Pessoas com Deficiências (PCDs), normalmente associados a benefícios fiscais como estrategia de promoção de inclusão. Pessoas surdas, caracterizadas como PCDs, sao então acolhidas em funções menos rebuscadas, muitas vezes subutilizando competências mais complexas, tais como raciocínio lógico-matemático e até mesmo programação. Este relato tem por objetivo descrever a experiência com o ensino de programação para pessoas surdas, bem como os resultados advindos do trabalho.
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Surdos, Acessibilidade, Programação
Referências
Araujo, K. R. P., Neto, H. J. B., and Teixeira, O. N. (2020). Navegando no mundo do pensamento computacional. In Anais dos Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2020), pages 219–225, Natal/RN, Brasil.
Boscarioli, C., Galante, G., Oyamada, M., Zara, R., and Vilwock, R. (2015). Aluno surdo na ciência da computação: Discutindo os desafios da inclusão. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 178–187, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Bússola (2021). Falta de profissionais em ti pode chegar a 70 mil anuais, diz estudo. https://encurtador.com.br/fmxKY.
de Santana, B. S. and Santos, J. A. M. (2021). Pensamento computacional para alunos do ensino básico do sertão baiano. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola (WIE 2021), pages 01–10, Online, Brasil.
FESAI (2022). Fesai - fórum de estudos surdos na Área de informática. https://www.fesai.com.br/.
Freitas, K. (2021). Dia internacional da linguagem de sinais procura promover a inclusão de pessoas surdas. https://encurtador.com.br/hsJNP.
Google (2022). Blockly. https://developers.google.com/blockly/.
IBGE (2021). Ibge - instituto brasileiro de geografia e estatística. https://www.ibge.gov.br/.
Karnopp, L. B., Branco, B. d. S., and Pokorski, J. d. O. (2022). Visualidade e literatura em diálogo: bases para uma educação bilíngue de surdos. Martins, Vanessa Regina de Oliveira; Torres, Regina Celia; Nichols, Guilherme (Orgs.). #CasaLibras–Educação de surdos, Libras e infância: ações de resistências educativas na pandemia da Covid-19. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 143-162.
Microsoft (2022). micro:bit makecode. https://www.microsoft.com/en-us/makecode.
Presotto, C. A. and Kaster, D. S. (2021). O status atual do ensino do pensamento computacional no estado do paraná. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola (WIE 2021), pages 287–296, Online, Brasil.
Santana, R. S. and Sofiato, C. G. (2018). O estado da arte das pesquisas sobre o ensino de ciências para estudantes surdos. Práxis Educativa, 13(2):596–616.
Strobel, K. (2009). História da educação de surdos. https://encurtador.com.br/yAW69.
Teran, L. A., Oliveira, F. P., Pires, Y. P., and Faro, R. A. O. (2019). Elis: Uma ferramenta inclusiva para o ensino de lógica de programação aos surdos. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), pages 1024–1033, Brasília/DF, Brasil.
Wing, J. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49:33–35.
Boscarioli, C., Galante, G., Oyamada, M., Zara, R., and Vilwock, R. (2015). Aluno surdo na ciência da computação: Discutindo os desafios da inclusão. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 178–187, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Bússola (2021). Falta de profissionais em ti pode chegar a 70 mil anuais, diz estudo. https://encurtador.com.br/fmxKY.
de Santana, B. S. and Santos, J. A. M. (2021). Pensamento computacional para alunos do ensino básico do sertão baiano. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola (WIE 2021), pages 01–10, Online, Brasil.
FESAI (2022). Fesai - fórum de estudos surdos na Área de informática. https://www.fesai.com.br/.
Freitas, K. (2021). Dia internacional da linguagem de sinais procura promover a inclusão de pessoas surdas. https://encurtador.com.br/hsJNP.
Google (2022). Blockly. https://developers.google.com/blockly/.
IBGE (2021). Ibge - instituto brasileiro de geografia e estatística. https://www.ibge.gov.br/.
Karnopp, L. B., Branco, B. d. S., and Pokorski, J. d. O. (2022). Visualidade e literatura em diálogo: bases para uma educação bilíngue de surdos. Martins, Vanessa Regina de Oliveira; Torres, Regina Celia; Nichols, Guilherme (Orgs.). #CasaLibras–Educação de surdos, Libras e infância: ações de resistências educativas na pandemia da Covid-19. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 143-162.
Microsoft (2022). micro:bit makecode. https://www.microsoft.com/en-us/makecode.
Presotto, C. A. and Kaster, D. S. (2021). O status atual do ensino do pensamento computacional no estado do paraná. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola (WIE 2021), pages 287–296, Online, Brasil.
Santana, R. S. and Sofiato, C. G. (2018). O estado da arte das pesquisas sobre o ensino de ciências para estudantes surdos. Práxis Educativa, 13(2):596–616.
Strobel, K. (2009). História da educação de surdos. https://encurtador.com.br/yAW69.
Teran, L. A., Oliveira, F. P., Pires, Y. P., and Faro, R. A. O. (2019). Elis: Uma ferramenta inclusiva para o ensino de lógica de programação aos surdos. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019), pages 1024–1033, Brasília/DF, Brasil.
Wing, J. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49:33–35.
Publicado
16/11/2022
Como Citar
SANTOS, Otávio Lube dos; CURY, Davidson; BELTRAME, Walber.
Pensamento Computacional para Surdos: Um Relato de Experiência sobre Acessibilidade no Ensino de Programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 145-155.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225195.