Uso de drones para ensino de Lógica de Programação e estímulo do Pensamento Computacional

  • Washington Alves Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
  • Vitor Bremgartner Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) já foi apresentado em muitos trabalhos como uma habilidade necessária para todos, mesmo para aqueles que não sejam da área da Computação. O projeto aqui proposto consiste no ensino da lógica de programação utilizando drones e plataformas móveis baseadas em linguagem de programação em blocos Scratch como sua principal ferramenta, sendo esta uma ferramenta intuitiva com princípio de codificação por blocos lógicos que pode contribuir para o desenvolvimento do PC em seus 4 pilares. A partir de estudos realizados, definimos o modelo mais adequado de drones que possua a interface de programação baseada em Scratch, bem como sua disponibilidade para uso na instituição de ensino. A pesquisa foi realizada com alunos do segundo ano do Ensino Médio Técnico em Mecatrônica e Eletrônica da instituição de ensino, além de alunos do Ensino Superior em Tecnologia em Mecatrônica Industrial desta mesma instituição. Resultados obtidos apresentam a viabilidade da proposta.

Palavras-chave: drones, pensamento computacional, ensino de programação

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Publicado
16/11/2022
ALVES, Washington; BREMGARTNER, Vitor. Uso de drones para ensino de Lógica de Programação e estímulo do Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 168-178. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225311.