Iniciação à robótica educacional com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental: um relato de experiência

Resumo


O presente artigo apresenta o relato de uma experiência, em andamento, cujo objetivo é proporcionar aos estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental a construção de um conhecimento básico em robótica educacional. A proposta está embasada em uma metodologia ativa que busca inserir os alunos como protagonistas de seu processo de aprendizagem, tendo como recurso um kit de robótica livre, composto da placa Arduino Uno. Os resultados analisados até então indicam que, no decurso das propostas ofertadas, os sujeitos elaboram e analisam hipóteses, decompõem o problema em partes, reconhecem padrões e constroem o algoritmo para a resolução dos problemas, ações fundamentais para o desenvolvimento do pensamento computacional.

Palavras-chave: Robótica educacional, Ensino Fundamental, Arduino

Referências

Borges, K. S. (2018). Um estudo sobre pensamento formal no contexto dos Makerspaces Educacionais. Tese (Doutorado em Informática da Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Brackmann, C. (2018). Desenvolvimento do Pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica, https://www.youtube.com/watch?v=sH_Ch2_qMv0.

Cabral, C. P. (2010). Robótica Educacional e resolução de problemas: uma abordagem microgenética da construção do conhecimento. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ministério da Educação (MEC) (2018). Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Secretaria de Educação Básica.

Montangero, J., and Maurice-Naville, D. M. (1998). Piaget ou a inteligência em evolução, ArtMed.

Morán, J. (2020). Pensamento Computacional na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: como ensinar ativamente a estudantes com acesso digital desigual? Canal Tecnologias Digitais na Educação, https://www.youtube.com/watch?v=cOJF7KaSFYs&t=10108s.

Resnick, M. (2020). Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos, Penso.

Segundo, P., Carvalho, M., Santos, O., Serejo, B., Diniz, J. O. B., and Ribeiro, N. (2019). Pensamento Computacional: Uma estratégia de ensino e promoção da cidadania na educação básica indígena utilizando robótica livre e lógica de programação Scratch, Workshop De Informática Na Escola, Sociedade Brasileira de Computação, 1374-1378. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1374.

Silva, E. C. S., Silva, J. M., and Farias, C. M. (2020). Robótica Pedagógica no Exercício do Pensamento Computacional, Workshop de Informática na Escola, Sociedade Brasileira de Computação, DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.51.

Silva, M. A. F., and Oliveira, M. (2019). A Robótica Educacional na Perspectiva das Metodologias Ativas, Workshop de Informática na Escola, Sociedade Brasileira de Computação, https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1289.
Publicado
16/11/2022
ROSSI, Muriel Lago; ARAGÓN, Rosane. Iniciação à robótica educacional com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental: um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 221-230. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225802.