Mediação Tecnológica e Formação Docente: reflexões sobre uma experiência de formação no Instituto Federal de Alagoas - Campus Maragogi

  • Cassiano Henrique de Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
  • Fabiana de Barros Monteiro Soares Universidade Federal de Pernambuco
  • Anne Francialy da Costa Araújo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo


Tendo em vista a necessidade cada vez mais evidente de os docentes dominarem métodos pedagógicos tecnológicos e engajadores, este estudo teve como principal objetivo a análise estatística dos resultados de uma pesquisa intitulada: “Anamnese docente sobre uso de tecnologias”. Os resultados apontam para um déficit em pontos fundamentais da Educação 4.0, tais como: o uso de ferramentas tecnológicas digitais e de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Essa defasagem independe da idade e área de formação, sendo percebida no perfil geral do docente desta pesquisa.

Palavras-chave: Mediação Tecnológica, Formação Docente, Pesquisa Quantitativa

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Publicado
16/11/2022
DE ALBUQUERQUE, Cassiano Henrique; SOARES, Fabiana de Barros Monteiro; ARAÚJO, Anne Francialy da Costa. Mediação Tecnológica e Formação Docente: reflexões sobre uma experiência de formação no Instituto Federal de Alagoas - Campus Maragogi. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 242-252. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.224893.