Formação de Professores e a Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica

  • Renata Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Idi Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jéssica Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Daniel Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Matheus G. Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Dennys Leite Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-9536-2025
  • Cibelle Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Apuena Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


O objetivo deste artigo é mapear produções científicas acerca da formação continuada docente para a integração do pensamento computacional nas práticas pedagógicas. O trabalho é fruto dos estudos e inquietações sobre a formação continuada docente quanto ao pensamento computacional e como tem sido tratado conforme a BNCC e demais orientações oficiais. O meta-artigo é construído a partir da busca por trabalhos científicos no Google Acadêmico, utilizando strings de busca, com recorte temporal de 2018 a maio de 2022. O estudo revela como tem acontecido algumas iniciativas de formação continuada de professores para integração do pensamento computacional ao currículo da Educação Básica no Brasil.

Palavras-chave: formação continuada, pensamento computacional, educação básica

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Publicado
16/11/2022
FERREIRA, Renata; ARAÚJO, Idi; SILVA, Jéssica; FERREIRA, Daniel; CARVALHO, Matheus G.; MAIA, Dennys Leite; MARTINS, Cibelle; GOMES, Apuena. Formação de Professores e a Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 274-283. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225735.