Formação de Professores e a Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica
Resumo
O objetivo deste artigo é mapear produções científicas acerca da formação continuada docente para a integração do pensamento computacional nas práticas pedagógicas. O trabalho é fruto dos estudos e inquietações sobre a formação continuada docente quanto ao pensamento computacional e como tem sido tratado conforme a BNCC e demais orientações oficiais. O meta-artigo é construído a partir da busca por trabalhos científicos no Google Acadêmico, utilizando strings de busca, com recorte temporal de 2018 a maio de 2022. O estudo revela como tem acontecido algumas iniciativas de formação continuada de professores para integração do pensamento computacional ao currículo da Educação Básica no Brasil.
Referências
BIM, S. A., BERARDI, R. CG. (2020) TIChers-conscientização e formação de docentes da Educação Básica por mais mulheres na Computação. In: Anais do XIV Women in Information Technology. SBC. p. 269-273.
BULCÃO, J. S. B. et al. (2021) Capacitando Professores no Programa Norte-riograndense de Pensamento Computacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 1178-1201.
BRASIL. Ministério da Educação. (2017) Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, http://basenacionalcomum.mec.gov.br, 10 jun 2022.
SILVA, D., ISOTANI, S., TODA, A. (2020). Atividades de pensamento computacional em aulas de matemática na educação básica. Anais dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo. 1 CAE-ICMC-USP v.1.
DE CASTRO FILHO, J. A., RAABE, A. L. A., HEINSFELD, B. D. (2020). Políticas Públicas para as Tecnologias na Educação e a Educação em Computação. Revista Tecnologias na Educação -Ano 21-número/vol. 33.
FALCÃO, T. P. et al. (2021). Recursos para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional: da Identificação à Avaliação. Revista Tecnologias na Educação – Ano 13 – Número/Vol.35 – Edição Temática XVI –VI Congresso sobre Tecnologias na Educação- CTRL+e.
KITCHENHAM, B., CHARTERS, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.
PROENÇA, M. A. (2018). Prática docente: a abordagem de Reggio Emilia e o trabalho com projetos, portfólios e redes formativas. São Paulo: Panda Educação.
RAABE, A. L. A., BRACKMANN, C. P., CAMPOS, F. R. (2018). Currículo de referência em tecnologia e computação: da educação infantil ao ensino fundamental. São Paulo: CIEB. E-book em pdf.
VEIGA, I. P. A. (2009). A aventura de formar professores. Campinas-SP: Papirus. Kitchenham, B., Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Information and Software Technology [link].
SBC. Diretrizes para o Ensino de Computação na Educação Básica, 2018a, [link], 10 jun 2022.
Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC, [link], 10 jun 2022.