Formação Inicial de Professores para a Integração Curricular das TICs na Educação Básica: relato do percurso formativo no ensino remoto

Resumo


Este trabalho apresenta a experiência vivenciada na disciplina 'TICS na Educação', ofertada para duas licenciaturas de uma Universidade Federal, na modalidade de ensino remoto/online, no primeiro semestre de 2022. O conteúdo foi organizado por temas relacionados à integração curricular das TICs na Educação Básica e contou com aulas síncronas e assíncronas. Foram priorizadas estratégias didáticas ativas, centradas nos estudantes, nas atividades individuais e no projeto realizado em grupo. O resultado da aprendizagem construída foi demonstrado por meio da elaboração e apresentação de sequências didáticas, alinhadas à BNCC e à proposta de currículo para o ensino de computação na educação do CIEB.

Palavras-chave: Formação Inicial, TICs, Relato de Experiência

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Publicado
16/11/2022
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OLIVEIRA, Rháleff; GOYA, Denise; ROCHA, Rafaela; RODRIGUEZ, Carla. Formação Inicial de Professores para a Integração Curricular das TICs na Educação Básica: relato do percurso formativo no ensino remoto. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 284-295. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225741.