Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer à Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Convivência com o Semiárido

Resumo


A região semiárida do Brasil há décadas tem sido tratada como uma região sinônimo de pobreza e baixos índices de desenvolvimento econômico. Um dos caminhos para identificar ações emancipadoras à região e aos seus sujeitos é construir uma nova concepção educativa, pautada na emancipação e autonomia. Este trabalho apresenta uma ferramenta mobile de apoio à aprendizagem e uso de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido por meio de animações 3D e Realidade Aumentada. O percurso metodológico foi ancorado na Pesquisa Etnográfica Rápida para a coleta de dados, codificação, modelagem e desenvolvimento, bem como avaliado positivamente nos critérios utilidade, facilidade de uso percebida e intenção de uso futuro.

Palavras-chave: Realidade Aumentada, Tecnologias Sociais, Semiárido Brasileiro

Referências

Davis, Fred D. 1989. “Perceived Usefulness, Perceived Ease of Use, and User Acceptance of Information Technology.” MIS Quarterly 319–40.

Falcão, Taciana Pontual, and Alex Sandro Gomes. 2006. “Design de Interfaces Tangíveis Educacionais: Uma Metodologia Baseada Em Contexto.” Pp. 13–16 in Proceedings of VII Brazilian symposium on Human factors in computing systems.

Granić, A., and Marangunić, N. "Technology acceptance model in educational context: A systematic literature review." British Journal of Educational Technology 50.5 2572-2593, 2019.

IBGE. 2018. “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Semiárido Brasileiro.” Semiárido Brasileiro. Retrieved May 4, 2022 [link].

Juliani, D. Inovação Social: uma revisão sistemática de literatura. In Anais do X Congresso Nacional de Excelência em Gestão (pp. 1-20), 2014.

Kaptelinin, Victor, and Bonnie A. Nardi. 2006. Acting with Technology: Activity Theory and Interaction Design. MIT press.

Macaulay, Catriona, David Benyon, and Alison Crerar. 2000. “Ethnography, Theory and Systems Design: From Intuition to Insight.” International Journal of Human-Computer Studies 53(1):35–60.

Medeiros, F., G, A. A., Amorim, R., & Medeiros, G.. Redesigning collaboration tools to enhance social presence in online learning environments. In International Conference on Collaboration and Technology (pp. 175-191). Springer, Berlin, Heidelberg, 2013.

Ouverney-King, J. R.; De Menezes, J. L. A. Mapeando o Programa Gira Mundo: novas práticas pedagógicas, posturas organizacionais e políticas educacionais. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 5, n. 10, p. 73–88, 2020.

Pereira, Lidiane, Douglas Oliveira, Igor Couto, Alessandreia Oliveira, and Rodrigo Luis de Souza da Silva. 2017. “Uma Ferramenta de Apoio Ao Ensino de Cálculo Com Realidade Aumentada.” P. 595 in Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). Vol. 28.

Rezende, Sandro M., Juanice D. B. Gonçalves, Sergio C. C. S. Pinto, and Cristina M. C. Delou. 2021. “A Realidade Aumentada Em Situações de Aprendizagem Na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura.” Pp. 102–11 in Anais do II Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade. SBC.

Saidin, Nor Farhah, N. D. A. Halim, and Noraffandy Yahaya. 2015. “A Review of Research on Augmented Reality in Education: Advantages and Applications.” International Education Studies 8(13):1–8.

da Silva, G., Leiva Casemiro Oliveira, and Sílvio Roberto Fernandes. 2018. “Uso de Realidade Aumentada Para Ensino de Arquitetura de Computadores Com MIPS.” in WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI). Vol. 26.

Silva, L. P. C., Araújo, A. M. R. B. e Araújo, A. E.. "A Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro como uma prática emancipadora." Revista Brasileira De Educação Do Campo 3.1 (2018): 104-125.

SUDENE. 2021. “Superintendência Do Desenvolvimento Do Nordeste - Mapa de Delimitação Do Semiárido.” Superintendência Do Desenvolvimento Do Nordeste. Retrieved May 4, 2022 [link].

Tzima, Stavroula, Georgios Styliaras, and Athanasios Bassounas. “Augmented Reality Applications in Education: Teachers Point of View.” Education Sciences 9(2):99, 2019.

Zorzal, E. R., Jorge, J. A. P., & Costa, G. G. Desafios e aplicações da realidade aumentada móvel na Educação. RENOTE, 16(2), 1-10, 2018.
Publicado
16/11/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Alysson Messias da; MEDEIROS, Francisco Petrônio A.. Uma Ferramenta baseada em Realidade Aumentada para Enriquecer à Aprendizagem de Tecnologias Sociais de Convivência com o Semiárido. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 296-307. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.224949.