Ferramenta com Realidade Aumentada para o Ensino de Ciências Exatas contextualizado ao Ciclo de Queimadas na Amazônia

  • Sara das Mercês Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Andryel Piedade Universidade Federal do Pará
  • Karen Silva Universidade Federal do Pará
  • Fabíola Pantoja O. Araújo Universidade Federal do Pará
  • Josivaldo de Araújo Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-6890-6923

Resumo


A Realidade Aumentada é um recurso da Computação que possibilita a mescla de informações virtuais em objetos do mundo real, podendo contribuir na visualização de conteúdos mais abstratos das Ciências Exatas. Este artigo apresenta uma ferramenta online de Realidade Aumentada, intitulada CiênciAR, para o ensino interdisciplinar de química, física e matemática, contextualizado ao ciclo de queimadas na Amazônia. O software passou por avaliação com especialistas, por meio do teste educacional PETESE. Os resultados dos testes como especialistas mostraram que o CiênciAR pode ser aplicado no processo de ensino e aprendizagem das referidas disciplinas e contribuir para melhorar a visualização de conteúdos abstratos.
Palavras-chave: Realidade Aumentada, Ciências Exatas, Amazônia, Ensino Interdisciplinar

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Publicado
16/11/2022
SILVA, Sara das Mercês; PIEDADE, Andryel; SILVA, Karen; O. ARAÚJO, Fabíola Pantoja; ARAÚJO, Josivaldo de. Ferramenta com Realidade Aumentada para o Ensino de Ciências Exatas contextualizado ao Ciclo de Queimadas na Amazônia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 308-318. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.224965.