Um comparativo da inclusão digital de pessoas idosas antes e durante a pandemia
Resumo
O Projeto de Extensão de Inclusão Digital para idosos (ProEIDI) surgiu em 2016, com o objetivo de aproximar os idosos das novas tecnologias digitais por meio da educação. O ensino acontecia de modo presencial, porém com a chegada da pandemia do Covid-19 em 2020 no Brasil, houve a necessidade das aulas funcionarem de modo remoto para atender as turmas de idosos já inscritas. Esse artigo apresenta os desafios da inclusão digital antes e durante a pandemia do Covid-19. Os resultados mostram uma comparação entre as turmas presenciais e o ensino remoto, desde a metodologia até a produção de novos materiais para facilitar o aprendizado a distância.
Referências
Guimarães, F., Ito, G. e Yamanow, M. C. P. (2019) "Inclusão Digital na Terceira Idade: Considerações sobre a Experiência com a Informática", In: Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 25, n. 1, p. 964, 11. Brasília.
IBGE (2017). "Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017", Disponível em: [link]. Acesso em: 07 jul. 2022.
Pires, A. K., e Nunes, I. D. (2020) "O uso de smartphones por Idosos durante a pandemia do COVID-19 no RN: um estudo exploratório", In: Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola. SBC. p. 479-488.
Rosa, V. A., Rosário, L. F., Andrade, I. e Matos, E. de S. (2020) "Inclusão digital de mulheres idosas longevas: uma experiência de empoderamento por meio da empatia na produção de tecnologia", In: Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola. SBC. p. 489-498.
Tuon, L (2021) "Setor de tecnologia deve crescer 12% ao ano - e os salários devem aumentar", CNN Brasil, São Paulo. Disponível em: [link]. Acesso em: 09 jul. 2022