Um comparativo da inclusão digital de pessoas idosas antes e durante a pandemia

  • Roberta C. B. de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Karoline da P. F. de Macêdo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pedro M. G. de Queiroz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Andressa K. Pires Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabel D. Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-0820-4070

Resumo


O Projeto de Extensão de Inclusão Digital para idosos (ProEIDI) surgiu em 2016, com o objetivo de aproximar os idosos das novas tecnologias digitais por meio da educação. O ensino acontecia de modo presencial, porém com a chegada da pandemia do Covid-19 em 2020 no Brasil, houve a necessidade das aulas funcionarem de modo remoto para atender as turmas de idosos já inscritas. Esse artigo apresenta os desafios da inclusão digital antes e durante a pandemia do Covid-19. Os resultados mostram uma comparação entre as turmas presenciais e o ensino remoto, desde a metodologia até a produção de novos materiais para facilitar o aprendizado a distância.

Palavras-chave: Idoso, Inclusão Digital, Pandemia

Referências

Custódio, N. C., Lucena, D. A. de, Macedo, K. da P. F. de e Nunes, I. D. (2019) "O Idoso e a Inclusão Digital", In: Anais do VIII Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação (DesafIE 2019). Brasília.

Guimarães, F., Ito, G. e Yamanow, M. C. P. (2019) "Inclusão Digital na Terceira Idade: Considerações sobre a Experiência com a Informática", In: Anais do Workshop de Informática na Escola, v. 25, n. 1, p. 964, 11. Brasília.

IBGE (2017). "Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017", Disponível em: [link]. Acesso em: 07 jul. 2022.

Pires, A. K., e Nunes, I. D. (2020) "O uso de smartphones por Idosos durante a pandemia do COVID-19 no RN: um estudo exploratório", In: Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola. SBC. p. 479-488.

Rosa, V. A., Rosário, L. F., Andrade, I. e Matos, E. de S. (2020) "Inclusão digital de mulheres idosas longevas: uma experiência de empoderamento por meio da empatia na produção de tecnologia", In: Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola. SBC. p. 489-498.

Tuon, L (2021) "Setor de tecnologia deve crescer 12% ao ano - e os salários devem aumentar", CNN Brasil, São Paulo. Disponível em: [link]. Acesso em: 09 jul. 2022
Publicado
16/11/2022
FREITAS, Roberta C. B. de; MACÊDO, Karoline da P. F. de; QUEIROZ, Pedro M. G. de; PIRES, Andressa K.; NUNES, Isabel D.. Um comparativo da inclusão digital de pessoas idosas antes e durante a pandemia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 319-327. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225052.