Software Educativo Bilingue Libras-Português: Uma avaliação na perspectiva do professor surdo

Resumo


No Brasil, é definido por lei que a primeira língua da pessoa surda é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Logo, para a efetivação de uma prática educativa inclusiva, os recursos didáticos adotados devem atender, também, às demandas de especificidades de aprendizagem do aluno surdo. No caso dos softwares educativos, uma alternativa para torná-los acessíveis, consiste na presença da versão em Libras. Portanto, este artigo apresenta os resultados da avaliação do potencial do software educativo ContaKg Bilíngue a partir da perspectiva de professores surdos. Os principais resultados apontam que o ContaKg Bilíngue demonstra-se como aliado da prática pedagógica inclusiva e do desenvolvimento de habilidades matemáticas.
Palavras-chave: Software Educativo, Surdez, Educação de Surdos, Educação Bilíngue, Educação Matemática, Pensamento Estatístico

Referências

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Publicado
16/11/2022
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OLIVEIRA, Amanda Maria Domingos de; OLIVEIRA JÚNIOR, Antônio de; BARRETO, Gabriel Vieira; VIANA, Flávia Roldan. Software Educativo Bilingue Libras-Português: Uma avaliação na perspectiva do professor surdo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 328-337. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225095.