Software Educativo Bilingue Libras-Português: Uma avaliação na perspectiva do professor surdo
Resumo
No Brasil, é definido por lei que a primeira língua da pessoa surda é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Logo, para a efetivação de uma prática educativa inclusiva, os recursos didáticos adotados devem atender, também, às demandas de especificidades de aprendizagem do aluno surdo. No caso dos softwares educativos, uma alternativa para torná-los acessíveis, consiste na presença da versão em Libras. Portanto, este artigo apresenta os resultados da avaliação do potencial do software educativo ContaKg Bilíngue a partir da perspectiva de professores surdos. Os principais resultados apontam que o ContaKg Bilíngue demonstra-se como aliado da prática pedagógica inclusiva e do desenvolvimento de habilidades matemáticas.
Palavras-chave:
Software Educativo, Surdez, Educação de Surdos, Educação Bilíngue, Educação Matemática, Pensamento Estatístico
Referências
Brasil. (2008). “Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva”. Brasília, DF: Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação.
Megale, A. H. (2005). “Bilinguismo e educação bilíngue–discutindo conceitos”. Revista Virtual de Estudos da Linguagem–ReVEL, 3(5), 1-13.
Nielsen, J. (1993). Usability Engineering. New Jersey: Academic Press.
Nielsen, J., & Molich, R. (1990). “Heuristic evaluation of user interfaces”. In proceedings of the Association for Computing Machinery CHI’90 (pp. 249-256). Nova York: ACM.
Oliveira, A., Cabral, A., Barreto, G., Nascimento, J., Rodrigues, S., & Viana, F. (2020). “Software Educativo ContaKg Bilíngue”. In Anais dos Workshops do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 221-226). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wcbie.2021.218702
Wiley, D. A. (2000). “Learning object design and sequencing theory”. Tese de Doutorado. Brigham Young University.
Megale, A. H. (2005). “Bilinguismo e educação bilíngue–discutindo conceitos”. Revista Virtual de Estudos da Linguagem–ReVEL, 3(5), 1-13.
Nielsen, J. (1993). Usability Engineering. New Jersey: Academic Press.
Nielsen, J., & Molich, R. (1990). “Heuristic evaluation of user interfaces”. In proceedings of the Association for Computing Machinery CHI’90 (pp. 249-256). Nova York: ACM.
Oliveira, A., Cabral, A., Barreto, G., Nascimento, J., Rodrigues, S., & Viana, F. (2020). “Software Educativo ContaKg Bilíngue”. In Anais dos Workshops do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 221-226). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wcbie.2021.218702
Wiley, D. A. (2000). “Learning object design and sequencing theory”. Tese de Doutorado. Brigham Young University.
Publicado
16/11/2022
Como Citar
OLIVEIRA, Amanda Maria Domingos de; OLIVEIRA JÚNIOR, Antônio de; BARRETO, Gabriel Vieira; VIANA, Flávia Roldan.
Software Educativo Bilingue Libras-Português: Uma avaliação na perspectiva do professor surdo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 328-337.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225095.