A abordagem STEAM e o protagonismo discente na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura

  • Giluiza C. C. A. Borges Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Roberia S. da P. Lourenço Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Stella L. da S. L. Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria C. L. de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mônica K. S. Reis Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Dennys L. Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-9536-2025

Resumo


Este artigo é uma revisão sistemática da literatura sobre o protagonismo discente nas práticas pedagógicas com a abordagem STEAM na Educação Básica. O objetivo é analisar a relação entre abordagem STEAM com o protagonismo discente nas práticas escolares na Educação Básica a partir de trabalhos acadêmicos. O levantamento foi realizado nas bases Google Acadêmico, Periódicos CAPES, BDTD e Scielo obtendo 17 trabalhos a partir de 2018. Os dados foram categorizados e analisados de acordo com as questões de pesquisa. Os resultados sugerem ganho no envolvimento e na autonomia discente, seja durante a produção de materiais, no trabalho coletivo ou na busca por soluções dos problemas abordados nas práticas.

Palavras-chave: Abordagem STEAM, Protagonismo Discente, Educação Básica

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Publicado
16/11/2022
BORGES, Giluiza C. C. A.; LOURENÇO, Roberia S. da P.; BRITO, Stella L. da S. L.; PAIVA, Maria C. L. de; REIS, Mônica K. S.; MAIA, Dennys L.. A abordagem STEAM e o protagonismo discente na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 348-358. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225673.