Tutorial para Futuras Cientistas: Um Relato de Cursos para a Disseminação da Participação de Mulheres na Área de Computação
Resumo
Vários são os estudos na literatura que apontam o público feminino como minoria nos cursos superiores da área de Tecnologia da Informação. Como consequência, inumerosas iniciativas surgiram para incentivar a entrada de mulheres para essas carreiras. Este artigo relata a elaboração de uma atividade de tutoriais, com um conjunto de minicursos estratégicos, na oitava edição do Encontro Acadêmico de Computação (EAComp), organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal do Maranhão em 2021. O objetivo foi atrair o público feminino ao ingresso acadêmico no curso de Ciência da Computação. Também, este artigo apresenta a percepção das participantes sobre o impacto dessa atividade para o aumento e integração de mulheres no espaço acadêmico.
Palavras-chave:
Relato de Experiência, Cursos de Computação, Mulheres na Computação
Referências
Araújo, D., Rodrigues, A., Silva, C., & Soares, L. (2015, July). O ensino de computação na educação básica apoiado por problemas: Práticas de licenciandos em computação. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 130-139). SBC.
Binkerd, C. L. and Moore, M. D. (2002). Women/minorities in computer science: where are they? no attention no retention. Journal of Computing Sciences in Colleges, 17(5):8–12.
Campos, G. M., & de Melo, A. C. M. (2020, June). Maria Bonita nas Ciências:: um projeto para divulgar Ciências às meninas de escolas públicas. In Anais do XIV Women in Information Technology (pp. 50-59). SBC.
Ferreira, P. N., de Almeida, L. D., da Silva Siqueira, A., & Pereira, B. (2021, July). Relato de Experiência: Comunidade de Inteligência Artificial para Mulheres. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 170-179). SBC.
Maciel, C., & Bim, S. A. (2016). Programa Meninas Digitais–ações para divulgar a Computação para meninas do ensino médio. Anais do Computer on the Beach, 327-336.
Milson, A. L. S., Laboissiere, L. M., Ferreira, M. D., Cardoso, R., & Brandao, M. A. (2021, July). Relato de Projeto para Disseminação e Apoio à Participação de Mulheres em Áreas da Ciência. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 350-354). SBC.
Neto, J. J. S., De Jesus, G. R., Karino, C. A., & De Andrade, D. F. (2013). Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos em Avaliação Educacional, 24(54), 78-99.
Passos, A., Barreto, A., Nascimento, B., Silva, F., Costa, G., Costa, Y., Viana, D., & Rivero, L. (2021, July). O Impacto das Atividades do Grupo PET no Aprimoramento de Soft Skills Requeridos pelo Mercado de Computação do Maranhão: Uma Análise da Visão dos Discentes. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (pp. 388-397). SBC.
Ribeiro, K., Azevedo, J., Maciel, C., & Bim, S. (2019, July). Uma análise de gênero a partir de dados da Sociedade Brasileira de Computação. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 159-163). SBC.
Salinas, M. N. (2021, July). A percepção das mulheres sobre a programação-Oficinas de Programação Django Girls. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 1-10). SBC.
Silva, J., Oliveira, L., & Silva, A. (2019, July). Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 444-452). SBC.
Binkerd, C. L. and Moore, M. D. (2002). Women/minorities in computer science: where are they? no attention no retention. Journal of Computing Sciences in Colleges, 17(5):8–12.
Campos, G. M., & de Melo, A. C. M. (2020, June). Maria Bonita nas Ciências:: um projeto para divulgar Ciências às meninas de escolas públicas. In Anais do XIV Women in Information Technology (pp. 50-59). SBC.
Ferreira, P. N., de Almeida, L. D., da Silva Siqueira, A., & Pereira, B. (2021, July). Relato de Experiência: Comunidade de Inteligência Artificial para Mulheres. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 170-179). SBC.
Maciel, C., & Bim, S. A. (2016). Programa Meninas Digitais–ações para divulgar a Computação para meninas do ensino médio. Anais do Computer on the Beach, 327-336.
Milson, A. L. S., Laboissiere, L. M., Ferreira, M. D., Cardoso, R., & Brandao, M. A. (2021, July). Relato de Projeto para Disseminação e Apoio à Participação de Mulheres em Áreas da Ciência. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 350-354). SBC.
Neto, J. J. S., De Jesus, G. R., Karino, C. A., & De Andrade, D. F. (2013). Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos em Avaliação Educacional, 24(54), 78-99.
Passos, A., Barreto, A., Nascimento, B., Silva, F., Costa, G., Costa, Y., Viana, D., & Rivero, L. (2021, July). O Impacto das Atividades do Grupo PET no Aprimoramento de Soft Skills Requeridos pelo Mercado de Computação do Maranhão: Uma Análise da Visão dos Discentes. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (pp. 388-397). SBC.
Ribeiro, K., Azevedo, J., Maciel, C., & Bim, S. (2019, July). Uma análise de gênero a partir de dados da Sociedade Brasileira de Computação. In Anais do XIII Women in Information Technology (pp. 159-163). SBC.
Salinas, M. N. (2021, July). A percepção das mulheres sobre a programação-Oficinas de Programação Django Girls. In Anais do XV Women in Information Technology (pp. 1-10). SBC.
Silva, J., Oliveira, L., & Silva, A. (2019, July). Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 444-452). SBC.
Publicado
16/11/2022
Como Citar
NASCIMENTO, Jackson S.; NASCIMENTO, Jéssica Cristina S.; FRANÇA, Pedro Alexandre F.; GONÇALVES, João Victor C.; LA SALLES, Katia de; VIANA, Davi; MELO, Aurea; RIVERO, Luis.
Tutorial para Futuras Cientistas: Um Relato de Cursos para a Disseminação da Participação de Mulheres na Área de Computação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 28. , 2022, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 359-368.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225771.