Letramento Digital dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o letramento digital dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do Vale do Aço. O letramento digital dos professores é condição para utilização das tecnologias da informação e da comunicação para ampliar as possibilidades de uma aprendizagem ativa e interativa. A pesquisa do tipo bibliográfica, atrelada a uma pesquisa de campo vinculada ao Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, envolveu 147 professores, revelou um grau de letramento digital menor do que o desejado. Fundamentam esse trabalho as teorias vygostkyanas e as abordagens sobre informática na educação e letramento digital.
Referências
Coscarelli, C.V. e Ribeiro,A.E. (2005) "Letramento Digital: Aspectos Sociais e Possibilidades Pedagógicas, Editora Autêntica, Belo Horizonte.
Coscarelli, C.V. (1999) A nova aula de português, [link], Maio.
Cysneiros,P.G. (200[ ]) Um Modelo para a Assimilação da Informática pela Escola, [link], Maio.
Demo, P. (2007) Alfabetizações: desafios da nova mídia. [link], Fevereiro.
Ferreiro, E. (2006) Internet na escola não resolve problemas, fabrica novos, [link], Abril.
Marinho, S.P.(2002) Tecnologia, educação contemporânea e desafios ao professor. In: JOLY, M.C.R.A. A Tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. Casa do Psicólogo, São Paulo.
Oliveira, C.C.; Costa, J.W.; Moreira, M. (2001) Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Papirus, Campinas.
Pereira, J.T.(2005) Educação e Sociedade da Informação. In.Coscarelli, C.V. e Ribeiro,A.E. (2005) "Letramento Digital: Aspectos Sociais e Possibilidades Pedagógicas, Editora Autêntica, Belo Horizonte.
Soares, M. (1998) Letramento - um tema em três gêneros. Autêntica, Belo Horizonte.
Souza, V. V. S. (2007) Letramento Digital e Formação de Professores. Revista Língua Escrita, número 2, dezembro de 2007. http://www.fae.ufmg.br/ceale | ISSN 1981-684, Fevereiro.
Tiffin, J. e Rajasingham, L.(2007) A Universidade Virtual e Global.Artmed, Porto Alegre.
Valente, J.A. (2002) A Espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, M.C.R.A. A Tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. Casa do Psicólogo, São Paulo.
Vallin, Celso (1998b). Como implantar a informática na escola. São Paulo, Moderna. http://www.moderna.com.br/artigos/tecnologia/0007/, Fevereiro.
Vygotsky, L.S. (1998) A formação social da mente – o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. (Org.) Michael Cole ... [et al.] . Tradução José Cipolla Neto; Luis Silveira Menna Barreto Barreto, Solange Castro Afech. Martins Fontes, São Paulo.