Possibilidades e Desafios na Implantação do Projeto UCA Total: um Estudo no Município de São João da Ponta com foco na Formação Docente

  • Hilton P. C. Junior Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Benedito J. P. Ferreira Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo


Apesar do amplo debate a respeito do uso das TIC's na educação, muitos projetos na área não têm alcançado o sucesso esperado, e dentre os aspectos que representam dificuldades destacam-se questões de formação docente e de infra-estrutura das escolas. Este artigo apresenta uma pesquisa realizada no município de São João da Ponta, um dos cinco escolhidos no país para implantação do projeto UCA total, focando as condições relativas à formação docente e infra-estrutura nas escolas, e comparando essas condições com a realidade de outra região do país. No estudo identificam-se significativas assimetrias entre a situação do município paraense e a de um dos pilotos do projeto UCA em andamento na Região Sudeste.

Referências

Antunes, Camila (2007) "Desconectados - Sem supervisão, computadores nas escolas brasileiras mais distraem do que ensinam", Revista Veja, http://veja.abril.com.br/080807/p_102.shtml, Agosto.

Câmara dos Deputados (2008) "Um Computador por Aluno: A experiência brasileira". Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações.

Favaretto, Bruno (2009) "Entenda a Iniciativa OLPC.", [link], Fevereiro.

Franco, J. F. ; Ficheman, I. K. ; Camargo, A. ; Venâncio, V. ; Lopes ; Cruz, S. R. R. ; Giavenechio M. M. ; Telles, E. O. ; Aquino, E. M. M. (2007) "Desenvolvendo uma Experiência Educacional Interativa Usando Recursos de Visualização de Informação e de Computação Móvel como Estímulo à Construção Colaborativa e Continuada de Conhecimento." In: X Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação - CINTED, Porto Alegre, v. 5. p. 1-10.

Lacerda, J. (2007) "O Projeto Um Computador por Aluno (UCA)". Florianópolis: Fundação CERTI e Instituto CERTI Amazônia. 51 slides, color, apresentação multimídia.

Nogueira, M. O de. (2007) "Profissão Docente e propostas de formação continuada: considerações sobre os processos de desqualificação do trabalho do professor." In Revista de Educação, PUC-Campinas, Campinas. nº 3, p. 113-122.

Oliveira, Elsa G. (2003) "Educação a Distância na Transição Paradigmática", 2ed., Campinas/SP: Ed. Papirus, 200p.

OLPC Brasil (2009) "OLPC Brasil." http://wiki.laptop.org/go/OLPC_Brazil#2005., Outubro.

Santos, Maximiliana B. F. dos.; Borges, Martha Kaschny (2009) "Alterações no cotidiano escolas decorrentes da implantação de laptops educacionais." Revista E-Curriculum, São Paulo. http://www.pucsp.br/ecurriculum, Outubro.

Valente, J. A. (1999) "Informática na Educação: Análise e Contextualização Histórica." In: Valente, J. A (Org.). O computador na Sociedade do Conhecimento, Campinas, São Paulo, Unicamp.

Venâncio, V. ; Telles, Edna de O ; Franco, Jorge F. ; Aquino, Edna ; Ficheman, Irene K; Lopes, Roseli de Deus (2008) "UCA Um computador por Aluno: um relato dos protagonistas do Piloto de São Paulo." In: Anais SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Fortaleza. Anais do SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
Publicado
21/07/2010
C. JUNIOR, Hilton P.; FERREIRA, Benedito J. P.. Possibilidades e Desafios na Implantação do Projeto UCA Total: um Estudo no Município de São João da Ponta com foco na Formação Docente. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1011-1020. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25373.