Formação Docente para IE: um Estudo na Rede Estadual de Ensino no Município de Belém
Resumo
A utilização do computador na educação como instrumento de aprendizagem vem sendo discutida desde a década de 80. Porém, pesquisas identificam a formação docente como grave problema nesta área. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa envolvendo 18 escolas da rede estadual de ensino do município de Belém (PA) e cinco instituições de ensino superior com o objetivo de diagnosticar a questão da formação docente para a Informática educativa (IE). Também foram ouvidos os coordenadores do PROINFO e NTE responsáveis pela formação docente. Entre os resultados, citamos a formação básica e continuada, a concepção que o Estado tem de formação para IE e a posição do governo com relação à atual situação.
Referências
Freitas, Helena Costa L. A.(2007) "A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada" In: Revista Educação & Sociedade, [S.l], v. 28, n. 100, pp. 1203-1230, Out/2007.
Libâneo, José C. (2003) "A Escola com que Sonhamos é Aquela que assegura a Todos a Formação Cultural, Científica para a Vida Pessoal, Profissional e Cidadã" In: Vorraber, Marisa C.(org.). A Escola tem Futuro?, Rio de Janeiro, DP&A Editora.
Libâneo, José C. (2000) "Adeus Professor, Adeus Professora? : novas exigências educacionais e profissão docente" , 4.ed. São Paulo: CORTEZ Editora, 104p.
Oliveira, Elsa G.(2003) "Educação a Distância na Transição Paradigmática", 2ed., Campinas/SP: Ed. Papirus.
Peixoto, Joana (2007) "Avaliação Metáforas e Imagens dos Formadores de Professores na Área da Informática Aplicada à Educação" In: Revista Educação & Sociedade, [S.l], v. 28, n. 101, pp. 1479-1500, Dez/2007.
Valente, J. A. (1999) "Informática na Educação: Análise e Contextualização Histórica", In: Valente, J. A (Org.). O computador na Sociedade do Conhecimento, Campinas, São Paulo, Unicamp, 1999.