Formação de professores com e para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação
Resumo
Este estudo relata a experiência realizada no curso de graduação presencial para licenciaturas com a oferta da disciplina na modalidade semipresencial em que os alunos vivenciaram o uso de diferentes recursos das TICs na graduação, em seguida com a elaboração de projetos, aplicação e avaliação da sua prática. A formação de professores integrando o uso das TICs no Sul do Espírito Santo é um desafio. As diferentes realidades encontradas, além da inicial resistência dos alunos pela modalidade semipresencial. Os resultados foram satisfatórios e divulgados através de vídeos publicados pelos alunos na Internet. Esta experiência tem sido realizada com qualidade capacitando tanto os discentes quanto os docentes para a metodologia.
Referências
BERNINI, Denise Simões Dupont. Educação online no curso de engenharia de produção: caso de uma universidade privada. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Centro de Ciência e Tecnologia. Laboratório de Engenharia de Produção. Campos dos Goytacazes, 2008.
BRASIL/MEC/ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, MEC, dez./1996.
BRASIL/MEC/SEED. Portaria 4.059 de 10 de dezembro de 2004.
CASTELLS, MANUEL. A sociedade em rede. Volume 1, São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.
VALENTE, José Armando. Mudanças na sociedade, mudanças na educação: o fazer e o acontecer, In. O Computador na Sociedade do Conhecimento - organizado por José Armando Valente - Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.
BRASIL/MEC/SEED.( 2004) Portaria 4.059 de de 10 de dezembro de 2004
BRASIL/MEC/ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (1996) Brasília, MEC, dez./1996